contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Alagoinha do Piauí adere ao “Outubro Rosa”

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde realizavam ações de prevenção ao câncer de mama durante o mês.

| domingo, 18 outubro , 2015

A secretaria de Saúde de Alagoinha do Piauí está realizando uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde do município como parte da programação alusiva ao “Outubro Rosa”. Na última quarta-feira (14/10) foi à vez do Programa Saúde da Família II, no povoado Serra Velha, receber as palestras direcionadas a saúde da mulher.OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (4)

Pela manhã, dezenas de mulheres compareceram ao posto de saúde para acompanhar as palestras proferidas pelo médico Antônio Júnior, que explanou sobre prevenção do câncer de mama; e com a enfermeira Mirtes Peixoto, que falou sobre prevenção de câncer de colo de útero.OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (2)

Já à tarde, as mulheres tiveram a oportunidade de fazer de forma gratuita o exame “Papa Nicolau”, que detecta de forma precoce se existe alguma anomalia no útero que possa evoluir para um câncer.OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (10)

As atividades contaram com a presença da secretária de saúde, Hortalina Bezerra, agentes de saúde e técnicos de enfermagem. Para a gestora, Hortalina Bezerra, a programação do “Outubro Rosa” tem superado as expectativas em Alagoinha do Piauí. “A população tem atendido ao nosso chamado comparecendo as nossas atividades em busca de informações e atendimento de saúde”.OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (6)

Câncer

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. Embora o número de óbitos tenha aumentado, o Atlas mostra uma queda de 6,34% na taxa de mortalidade, que é a proporção do número de mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em 2002, foram registradas 5,04 mortes para cada 100 mil mulheres, contra 4,72 mortes para cada 100 mil mulheres, em 2012.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas de prevenção e combate ao câncer de mama durante o mês. A cor, que representa a feminilidade, surgiu como símbolo desta luta nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure produziu e distribuiu os primeiros laços cor-de-rosa aos participantes da primeira corrida pela cura, em Nova York.OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (8) OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (3) OUTUBRO ROSA ALAGOINHA 2015 (1)