contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Ação da Saúde de Picos incentivo à amamentação

Pediatra, fisioterapeuta e enfermeira orientaram e incentivaram mães e familiares sobre a importância do aleitamento materno

| sexta-feira, 25 agosto , 2017

A Secretaria de Saúde de Picos realizou, nesta quinta-feira (24), no PAIM (Pronto Atendimento Infantil Municipal), mais uma ação do Agosto Dourado. Pediatra, fisioterapeuta e enfermeira orientaram e incentivaram mães e familiares sobre a importância do aleitamento materno.

Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Lígia, há uma obrigatoriedade, por lei, de promoção de ações que busquem o incentivo à amamentação. Por isso, durante todo este mês, a secretaria está trabalhando a campanha em todos os postos de saúde do Município.

“A mãe deve amamentar o filho de forma exclusiva até os seis meses de vida, depois disso, a criança recebe o leite até os dois anos, mas com a alimentação complementar. Não se pode abandonar o leite materno, porque tem todos os nutrientes necessários”, enfatizou Nayra Lígia.

Durante o evento, a pediatra Lúcia Veloso orientou os pais para estimular esse contanto da mãe com o filho na alimentação e reforçou a necessidade da participação do pai e avós para acompanharem esse momento.

De acordo com a fisioterapeuta Marcela Luz, no primeiro momento, a criança tem dificuldade de pegar o peito, mas é importante insistir e colocar de forma correta.

“A posição ideal é assentar o bebê na barriga. Coloca a boca no peito, não deixando o nariz encostar para não dificultar a respiração. O olhar é importante; além disso, a criança sente o cheiro da mãe”, disse Marcela Luz.

Para orientação sobre a amamentação correta, a mãe deve procurar os postos de saúde, não somente durante o Agosto Dourado. As unidades básicas estão disponíveis para o atendimento diariamente ao público.