contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Vacinação contra o HPV‏ encerra nesta terça-feira

Adolescentes com idade entre 11 e 13 anos que receberam a vacina contra o Papiloma Vírus Humano - HPV deverão ser vacinadas

| segunda-feira, 29 setembro , 2014

Todas as adolescentes com idade entre 11 e 13 anos que receberam a vacina contra o Papiloma Vírus Humano – HPV deverão ser levadas a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Picos para receber a segunda dose, munidas da carteira de vacinação ou o documento de identificação. A 2ª etapa da campanha se iniciou na ultima segunda-feira dia 15 de setembro e segue ate o dia 30 deste mês. A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de imunização, pretende atingir novamente a meta de vacinar 80% do público-alvo.01

“A primeira etapa o Ministério da Saúde preconizou que a primeira dose fosse aplicada nas escolas por entender que nesses espaços se concentra essa maior população de adolescentes, nesta segunda fase, os agentes comunitários em parceria com estratégia de saúde da família – ESF estão fazendo a mobilização de educação em saúde para que a vacina seja disponibilizada nas unidades básicas, então os postos de saúde já estão fazendo todo esse agendamento, toda essa programação e fazendo o chamamento dos pais com os adolescentes para levarem suas filhas pra tomar a segunda dose”, ressaltou a coordenadora de imunização Conceição Portela.

De acordo com a coordenadora de imunização, enfermeira Conceição Portela, quem ainda não tomou nenhuma dose pode ir a um posto de saúde para começar o esquema. A imunização só estará completa com a terceira dose, que deve ser aplicada cinco anos após a primeira. “Adolescente de 11 a 13 anos que não tomaram a primeira dose poderá estar procurando nos postos de saúde e tomar a vacina ja que esta com a idade de 11 anos, a segund dose esta sendo disponibilizada agora e a terceira dose cinco anos após a primeira doe”. Frisou.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nessa idade ha maior produção de anticorpus contra o HPV. “Essa é uma vacina nova que ja aconteceu em outros países e o Ministério da Saúde aqui no Brasil implantou agora no ano de 2014, nós não podemos avaliar a eficiência, eficácia e efetividade dessa vacina hoje, mas o Ministério da Saúde disse que essa vacina tem uma soro conversão de 95%”, frisou a coordenadora de imunização Conceição Portela.