contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

TRE confirma que 10 urnas foram substituídas no Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí -TRE-PI- divulgou balanço parcial das substituições de urnas eletrônicas em todo o Estado nesse segundo turno.

| domingo, 26 outubro , 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí -TRE-PI- divulgou balanço parcial das substituições de urnas eletrônicas em todo o Estado nesse segundo turno. Até as 11h40 foram registradas 99 ocorrências que resultaram na troca de 13 urnas. tre232323

O coordenador de eleições do TRE-PI, Jaime Lopes, afirmou que o número está abaixo do que foi registrado no primeiro turno e dentro do esperado pelo Tribunal. Ao termino da votação no dia 05 de outubro, o TRE -PI registrou a troca de 1,58% das urnas em todo o Piauí.

“Consideramos 1,50% de substituições, já que estamos acostumados a trabalhar com cerca de 0,6% em outras eleições. Por isso nós já substituímos as urnas que apresentaram muitos problemas no primeiro turno para evitar que a situação se repetisse” disse Jaime Lopes.

O coordenador relacionou a rápida oscilação dos números de substituições à demora no registro de substituição pelo chefe dos cartórios.

“Oficialmente foram 13 urnas, mas acredito que o número esteja na casa dos trinta, porque o chefe de cartório muitas vezes quando a urna apresenta problemas, se preocupa logo em fazer a substituição para depois registrar no sistema” afirmou.

Jaime declarou ainda que a expectativa do tribunal é de que não haja votação em cédulas de papel, como aconteceu em uma seção eleitoral no sul do Piauí no primeiro turno.

“A gente conta que não tenha voto manual e estamos nos esforçando para isso. Tivemos uma sessão no Estado que teve esse problema, não por falha no equipamento, mas porque a chefe de seção encerrou as 17h00 quando ainda havia eleitores na fila” concluiu.

Fonte: cidadeverde.com