contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Sistema Adutor de Piaus será inaugurado hoje

A obra recebeu o investimento de cerca de R$ 40 milhões, recursos do Ministério da Integração através do PAC 2

| sexta-feira, 29 novembro , 2013

Água de qualidade para o Semiárido piauiense. Nesta sexta-feira (29/11), o governador Wilson Martins inaugura o Sistema Adutor de Piaus, uma obra da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que beneficiará mais de 25 mil pessoas que moram nos municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

Obra da Adutora Piaus (Foto:Divulgação / Semar)

Obra da Adutora Piaus (Foto:Divulgação / Semar)

A solenidade de inauguração terá inicio às 8h, na cidade de Fronteiras e logo em seguida, Pio IX, as demais cidades, serão inaugurados, posteriormente, mesmo considerando que a Semar já tenha repassado o sistema para a Agespisa,  o órgão, ainda,  está realizando reparos na rede de distribuição.

O governador visitará todo o sistema de Piaus onde verificará sua extensão que é de 111 quilômetros, que incluem a captação de água na Barragem de Piaus, estação de tratamento e dez estações elevatórias de bombeamento. “A nova adutora vai garantir água de qualidade para uma região que enfrenta muitas dificuldades com a seca no Estado. Estamos entregando o Sistema de Piaus I e já trabalhando no Sistema de Bocaina/Piaus II que irá beneficiar outros municípios da região”, garante o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.

Ao todo, a construção do Sistema Adutor de piaus recebeu o investimento de cerca de R$ 40 milhões, com recursos provenientes do Ministério da Integração através do PAC 2. Foram construídos 15 chafarizes que beneficiarão as comunidades ao longo da adutora. Para seleção das comunidades beneficiadas foram levados em conta os critérios de carência d’água, aglomeração de casas e condições hidráulicas da adutora.

Para garantir a qualidade e regularidade do fornecimento de água nos municípios beneficiados com a Adutora de Piaus, a Agespisa é quem vai operar o sistema.