contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Sessão solene vai celebrar os 125 anos de Picos

A cerimônia vai acontecer a partir dàs 14h, de quinta-feira, na Câmara e deve contar com a presença de autoridades e povo em geral

| terça-feira, 1 dezembro , 2015

A Câmara municipal de Picos vai realizar na tarde desta quinta-feira (03/12) uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 125 anos de emancipação politico-administrativa do município de Picos.cmpicos444

A solenidade está prevista para começar às 14h, no plenário Vereador Pedro Barbosa e deve contar com a participação de parlamentares, do prefeito Padre Walmir Lima, representantes do Poder Judiciário, empresários, entidades sociais e a população em geral.

Durante a sessão serão entregues placas para personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do município.

História

A origem do município de Picos se deu como na maioria das cidades piauienses, através da pecuária. Segundo historiadores, a cidade teve origem no povoado de Bocaina, que pertencia a antiga capital Oeiras.

Picos começou a ser povoada com a chegada dos primeiros fazendeiros portugueses nos anos de 1740, que traziam escravos e rebanho de gado, ocupando territórios próximos aos rios.

O município recebeu o nome de Picos devido está localizado em uma região rodeada por morros.

As terras férteis fizeram com que o local se desenvolvesse rapidamente, graças ao Rio Guaribas que abastecia a população, oferecendo água e favorecendo o plantio em suas margens.

A região por muitos anos atraiu diversas famílias que buscavam melhores condições de vida e comerciantes de vários estados que chegavam para negociar animais, principalmente gado e cavalo.

Picos foi desmembrada de Oeiras e elevada a condição de cidade através da resolução estadual nº 33 de 12 de dezembro de 1890, assinada pelo então chefe de governo estadual João da Cruz Santos, o “Barão de Uruçuí”.

Hoje além do comércio forte, a cidade desponta como polo de saúde e educação atraindo pessoas não só do Piauí, mas de todos os Estados do Nordeste.