contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Saúde de Picos se mobiliza contra câncer de mama

A campanha visa incentivar as mulheres a realizar o autoexame e a manter em dia os exames de papanicolau e mamografia.

| quarta-feira, 7 outubro , 2015

O mês de outubro tem um novo tom em todo o brasil. O período é marcado pela cor rosa que simboliza a campanha de conscientização de mulheres sobre o câncer de mama – o “Outubro Rosa”. A campanha tem por objetivo incentivar as mulheres a realizar o autoexame das mamas e a manter em dia os exames de papanicolau (exame de prevenção) e mamografia.como-identificar-nodulo-no-seio2222

Na cidade de Picos, em prol do Outubro Rosa algumas ações serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, como a realização de atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero e exame clinico das mamas gratuitos.

Em Picos, a campanha tem início nesta quinta-feira,08, na Unidade Básica de Saúde do bairro Canto da Várzea, a partir das 8h30min. Durante a tarde, a campanha segue às 15h00 na Unidade Básica de Saúde do Belo Norte.

A Campanha

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.