contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Saúde de Alagoinha do Piauí recebe nota máxima no PMAQ

O PMAQ tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional

| domingo, 23 novembro , 2014

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) apontou na última semana que o serviço de saúde oferecido pelo município melhorou de forma significativa nos últimos anos. O PMAQ mostrou que as três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) avaliadas tiveram desempenhos excelentes no desenvolvimento de suas atribuições.

Secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, concede entrevista a rádio local - Foto: Cleiton Jarmes

Secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, concede entrevista a rádio local – Foto: Cleiton Jarmes

De acordo com o Programa, a equipe de Saúde Bucal do PSF da comunidade Serra Velha teve desempenho “Muito acima da média”; a equipe de Saúde Bucal do PSF da sede obteve desempenho “Muito acima da média”; a equipe da Atenção Básica do PSF da sede conseguiu desempenho “Muito acima da média” e a equipe da Atenção Básica do PSF da comunidade Serra Azul também teve desempenho “Muito acima da média”.

Ainda segundo o programa, a Saúde Bucal da Serra Azul e a Atenção Básica da Serra Velha tiveram nota “Acima da média”.

O PMAQ é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Por meio da construção de um padrão de qualidade comparável nos níveis nacional, regionais e locais, o programa busca favorecer maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde em todo o Brasil. Com o intuito de assegurar maior equidade na comparação, o processo de certificação das equipes é feito a partir da distribuição dos municípios em estratos que levam em conta aspectos sociais, econômicos e demográficos.

A Secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, comemorou o resultado da avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Segundo ela, a nota positiva é resultado dos investimentos feitos na reestruturação da saúde com a construção e reformas das UBS e instalação de novos equipamentos, como também o empenho e compromisso dos profissionais de saúde. “Estamos muito felizes com o resultado do PMAQ, pois mostra que estamos no caminho certo,” disse.