contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Cidades receberão recursos para saneamento básico

Ao menos seis municípios da região de Picos devem ser beneficiados com os recursos federais para serem aplicados em saneamento básico

| quarta-feira, 18 dezembro , 2013

Municípios piauienses receberão recursos federais para melhorias sanitárias e gestão do lixo urbano. As portarias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram publicadas no Diário Oficial de quarta-feira (18). “Com isso o Governo Federal ajuda as prefeituras a desenvolver ações de saneamento que têm efeitos positivos sobre a saúde preventiva”, disse o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI). Ele havia solicitado ao presidente da Funasa, Gilson Queiroz, atenção especial para os municípios piauienses que apresentaram projetos.

Foram contemplados com melhorias sanitárias domiciliares Campo Alegre do Fidalgo, Alagoinha, Simões e Monsenhor Hipólito. Cada município receberá em torno de R$ 500 mil. Também receberão recursos para módulos sanitários os municípios de Caldeirão Grande, Fartura, Patos, Coronel José Dias, Barras, Pavussu, Gilbués, Jacobina, Santo Antonio dos Milagres e Jatobá.

Santa Filomena receberá R$ 1,4 milhão para construção de um aterro sanitário. Também foram beneficiados com programação de resíduos sólidos os municípios de Monte Alegre e Angical.

O Programa de Resíduos Sólidos da Funasa consiste na implantação de projetos de coleta, transporte, destinação e disposição final adequada do chamado lixo urbano.

Segundo a Fundação, os módulos sanitários são construções feitas nas residências que incluem banheiro com sanitário, sumidouro, reservatório de água, tanque de lavar roupa, lavatório, pia de cozinha, com adaptações para serem ligadas à rede pública de água e esgoto — quando disponíveis — ou à fossa séptica.