contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Hugo Victor defende melhorias para o CENTAPI

O CENTAPI tem desenvolvido pesquisas sobre produtos à base de mel, como também feito estudos sobre pragas que atacam as abelhas

| domingo, 22 maio , 2016

O presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Hugo Victor (PMDB), solicitou da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que seja feita uma limpeza geral nas dependências do Centro Tecnológico da Apicultura (CENTAPI) e uma reforma geral no prédio. A parlamentar defende também a contratação de serviço de vigilância.

“O CENTAPI tem um trabalho belíssimo na realização de pesquisas relacionadas à cadeia produtiva do mel e os pesquisadores necessitam das condições necessárias para realização dos trabalhos.”posse-de-hugo-victor2223444

O CENTAPI que fica localizado no Bairro Pantanal tem desenvolvido pesquisas importantes sobre produtos à base de mel, como também feito estudos sobre pragas que acometem os enxames de abelhas no Semiárido Piauiense.

Recentemente uma pesquisa sobre a ação de um parasita que ataca as abelhas foi premiada no Congresso Brasileiro de Apicultura, ocorrido no inicio de maio em Fortaleza (CE).

Mesmo com os resultados positivos na área da pesquisa, os pesquisadores das três instituições de ensino superior (UFPI, UESPI e IFPI) que atuam no CENTAPI têm reclamado da falta de insumos básicos para o funcionamento, como produtos de higiene e material de expediente.

Outro problema é o matagal que tomou conta do pátio e dificulta até mesmo o acesso das pessoas ao prédio do CENTAPI e a falta de vigilância, especialmente à noite, quando os pesquisadores saem do prédio sem nenhuma segurança.

O requerimento foi aprovado no plenário e encaminhado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.