contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Festa do Vaqueiro se torna tradição em Monsenhor Hipólito

Centenas de Vaqueiros e Agricultores da região deixaram a labuta com o gado e as tarefas no roçado para participar da programação religioso e cultural

| domingo, 4 maio , 2014

Centenas de Vaqueiros e Agricultores de Monsenhor Hipólito e cidades da região deixaram a labuta com o gado e as tarefas no roçado para participarem de uma programação diferente da rotina no campo. Equipados com gibão, perneiras e chapéu de couro, os profissionais marcaram presença na manhã deste domingo (04/05) na cidade de Monsenhor Hipólito para participar da Sétima Edição da Missa do Vaqueiro e do Agricultor.

Prefeito Timá toca imagem durante a procissão - Foto: Cleiton Jarmes

Prefeito Timá toca imagem durante a procissão – Foto: Cleiton Jarmes

O vaqueiro Pedro Manoel do Nascimento, de 66 anos, reside na comunidade Morro das Cupiras no município de Alagoinha do Piauí, localizada a 30 quilômetros de Monsenhor Hipólito. Mesmo com a saúde frágil ele fez questão de enfrentar sol e chuva para participar da celebração. “Tem mais de 40 anos que sou vaqueiro e estou muito feliz por está no meio dos amigos e dos parentes,” ressaltou.

Vaqueiro Pedro Manoel do Nascimento, de 66 anos - Foto: Cleiton Jarmes

Vaqueiro Pedro Manoel do Nascimento, de 66 anos – Foto: Cleiton Jarmes

A programação começou ao raiar do dia com a queima de fogos para alertar a população sobre a festa. Aos poucos a vaqueirama e os agricultores foram chagando no Salão Paroquial onde um café-da-manhã foi servido para todos os participantes. De barriga cheia, vaqueiros, agricultores, gestores públicos e o Pároco de Santa Ana se dirigiram para a Praça Itamar Sérvulo Gomes onde deu inicio a uma procissão pelas principais ruas da cidade com as imagens de São José, protetor dos agricultores, e Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos Vaqueiros.

Crianças, Adolescentes, adultos e idosos participam - Foto: Cleiton Jarmes

Crianças, Adolescentes, adultos e idosos participam – Foto: Cleiton Jarmes

A procissão se encerrou na Igreja Matriz de Santa Ana onde foi celebrada a missa presidida pelo Padre Espedito Antônio de Oliveira que participou pela primeira vez da Missa do Vaqueiro como pároco de Santa Ana. Para o religioso, a programação atingiu as expectativas da paróquia. “A avaliação é positiva pela quantidade de pessoas que a gente viu na igreja reunida, mas também pela organização desta festa que teve apoio e dedicação de todos,” destacou.

Padre Espedito Antônio de Oliveira - Foto: Cleiton Jarmes

Padre Espedito Antônio de Oliveira – Foto: Cleiton Jarmes

Após a celebração foi servido um almoço no comunitário no Centro de Convivência do Idoso, onde além de um farto banquete, os participantes foram recebidos com música ao vivo com o cantor Demerval. A primeira-dama Cleydiana Bezerra que trabalhou bastante para que a festa saísse como o planejado comemorou a grande participação popular. “Eu acho que a cada ano que passa tem crescido bastante, o povo de Monsenhor Hipólito já está com esta religiosidade da festa do vaqueiro muito presente na sua vida e eu acredito que a cada ano vai ser mais emocionante e mais gente participando”, afirmou.

Primeira-dama e prefeito entregam prêmio para vaqueiro-mirim - Foto: Cleiton Jarmes

Primeira-dama e prefeito entregam prêmio para vaqueiro-mirim – Foto: Cleiton Jarmes

O Vaqueiro mais experiente da festa seu Manoel Geraldo de Oliveira, de 86 anos, não perdeu nenhum momento da programação. Vestido a caráter, ele relembra com saudades dos tempos em que se pegava o boi na mata fechada montado a cavalo e vestido com uniforme de couro. Era um serviço árduo, tarefa que poucos tinham coragem de enfrentar. Com mais de 60 anos de profissão, seu Manoel se sente realizado em participar da missa do Vaqueiro. “Estou feliz de mais por está aqui!”, ressaltou.

Vaqueiro Manoel Geraldo de Oliveira, de 86 anos - Foto: Cleiton Jarmes

Vaqueiro Manoel Geraldo de Oliveira, de 86 anos – Foto: Cleiton Jarmes

De acordo com o vice-prefeito de Monsenhor Hipólito, o advogado Djalma Policarpo (PP), a festa foi muito positiva, promoveu a interação entre os vaqueiros, agricultores e a gestão municipal deu apoio irrestrito para realização do evento religioso e cultural. “Já é uma festa tradicional no município, muito participativa para os agricultes, para nossos vaqueiros e demais categorias do município” disse.

A administração do Prefeito Timá deu todo  apoio ao evento - Foto; Cleiton Jarmes

A administração do Prefeito Timá deu todo apoio ao evento – Foto; Cleiton Jarmes

O Deputado Estadual Fernando Monteiro (PTB) fez questão de marcar presença no evento. O parlamentar lembrou que nos dias atuais os filhos não querem manter as tradições herdadas dos pais. “Esta homenagem que foi prestado ao vaqueiro, esta figura lendária e importante na historia do nosso estado, é muito importante porque mantém viva esta tradição e esta cultura e eu fico muito honrado em participar deste momento”, disse.

Deputado Estadual Fernando Monteiro participou da missa - Foto; Cleiton Jarmes

Deputado Estadual Fernando Monteiro participou da missa – Foto; Cleiton Jarmes

O prefeito Francisco Anísio de Sousa, o “Timá” (PMDB), que esteve presente em todas as edições da festa e pelo segundo ano consecutivo participou como gestor municipal, agradeceu a Deus pelo grande sucesso da Missa do Vaqueiro e se mostrou realizado em poder contribuir com a realização do evento. “Estou muito satisfeito, muito feliz! É uma coisa que realmente a comunidade participa e o que me deixa mais feliz é quando a gente ver pessoas humildes fazendo a festa”.

Os amigos vice-prefeito Djalma Policarpo e o prefeito Timá -Foto: Cleiton Jarmes

Os amigos vice-prefeito Djalma Policarpo e o prefeito Timá -Foto: Cleiton Jarmes

A programação finalizou à tarde com o sorteio de utensílios de trabalho do vaqueiro e a realização do Bolão de Vaquejada no Parque Brilho do Sol.festa do vaqueiro 2014 MH (97)

Clique AQUI e confira mais fotos!