contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Em Picos, milhares participam da procissão de Passos

O ato antecede a programação da Semana Santa, que será aberta oficialmente no próximo domingo 29, com a Missa de Ramos.

| sábado, 28 março , 2015

Dando sequência a uma tradição iniciada há muitos anos, milhares de fiéis participaram no final da tarde e início da noite desta sexta-feira, 27, da Procissão dos Passos em Picos. O ato antecede a programação da Semana Santa, que será aberta oficialmente no próximo domingo 29, com a Missa de Ramos.

Multidão participa da Procissão dos Passos em Picos - Foto: JMB

Multidão participa da Procissão dos Passos em Picos – Foto: JMB

Como acontecem todos os anos em Picos na Sexta-feira de Passos, os devotos oriundos das três paróquias se encontraram na praça Justino Luz a partir das 18h20, para acompanhar a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

Antes do encontro os devotos deixaram as suas paróquias e saíram em peregrinação até a praça Justino Luz, que fica situada em frente à Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Às 15h30 saiu da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco, uma procissão com a cruz. Às 16 horas, saiu outra procissão da Igreja de Santa Teresina do Menino Jesus, no bairro Emaús, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. No mesmo horário, saiu outra procissão da matriz de São José Operário, no bairro São José, com a imagem do Bom Jesus.

Durante o trajeto das imagens pessoas da comunidade vestidas conforme a tradição representavam as figuras próximas a Jesus Cristo como José de Arimateia, Nicodemos, Maria, Simão Sirineu, Maria Madalena e Verônica, que, de acordo com as escrituras acompanharam o filho de Deus rumo ao Monte Calvário. No decorrer da caminhada foram realizadas algumas paradas para reflexão.

O encontro das três procissões ocorreu por volta das 18h20 na praça Justino Luz. Em seguida a celebração da missa presidida pelo bispo dom Plínio e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), Adalto, David Barros e Flávio Santiago.

Ao proferir o “Sermão do Encontro”, dom Plínio falou da satisfação pela presença de milhares de devotos. “Este é um momento que se repete em nossa Igreja há muitos anos e chama a atenção, porque confirma o gosto do nosso povo de acompanhar os passos de Jesus e de Maria” resumiu.

Pessoas de várias idades, classes sociais e das mais diferentes localidades do município de Picos marcaram presença na Procissão de Passos. Muitos aproveitaram para agradecer as graças alcançadas e renovar as promessas. Como demonstração de fé e devoção, alguns devotos participaram da caminhada de pés descalços ou até mesmo carregando uma pequena cruz nas costas.

Fonte: José Maria Barros –  JPonline