contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Com chuvas, Barragem atinge 80% de sua capacidade

O açude que estava com apenas 11% da sua capacidade, com as chuvas da última semana passou por uma grande transformação

| segunda-feira, 24 fevereiro , 2014

Depois de um grande período de estiagem a chuva volta a cair na cidade de Paulistana, localizada a 452 Km deTeresina. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Hildo José Rodrigues, a volta das chuvas melhorou a preocupação com o abastecimento de água na região.

O açude Ingazeira, um dos maiores reservatórios do Sul do Piauí que é responsável pelo abastecimento da cidade de 21 mil habitantes, já chegou a ficar com apenas 11% da sua capacidade e agora é um dos cenários que sofreu uma das maiores transformações com o final da estiagem. “Até uns sete dias atrás, o açude Ingazeira mais parecia uma lagoa. Com apenas 11% da sua capacidade a situação era preocupante. Agora, com a volta da chuva a situação é outra. Acredito que com mais uns dois metros de água ele sangre, se Deus quiser”, disse.

SONY DSC

As fortes chuvas que já perduram há mais de uma semana já encheram açudes, reservatórios e cisternas traz uma nova esperança para os agricultores. “Já estávamos a tanto tempo sem chuva que as esperanças estavam acabando. Mas graças a Deus, ela chegou e é muito bem vinda”, declarou o agricultor Ednaldo Carvalho.

De acordo com a agricultora Maria do Carmo Sousa, a trégua na estiagem também é um alivio para os animais que estavam morrendo por causa da seca. “Esta chuva é um alívio. Os animais estavam todos morrendo de sede e de fome, porque no pasto não tinha nada e nos não tínhamos como comprar nada para eles comerem”, relatou.

Fonte: g1.pi