contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Após oito anos de espera, Policlínica é reinaugurada

A população da região poderá ser atendida em Picos, evitando deslocamentos para tratamento de saúde na capital.

| quarta-feira, 2 abril , 2014

O Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), conhecido como Policlínica, começa a funcionar a partir deste mês, beneficiando diretamente mais de 200 mil habitantes de 31 municípios que formam a macrorregião. Nessa terça-feira (1º), o governador Wilson Martins inaugurou e assegurou sua manutenção, ficando a cargo da Prefeitura Municipal de Picos o custeio dos serviços e atendimentos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Policlínica de Picos (Foto:Francisco Leal)

Policlínica de Picos (Foto:Francisco Leal)

A solenidade foi prestigiada por muitos populares, além de cerca de 30 prefeitos das cidades do Sudeste piauiense. A partir de agora, a população de toda a região poderá ser atendida em Picos, evitando deslocamentos para tratamento de saúde na capital. De acordo com a diretora-geral da Policlínica, Milena Leal, neste primeiro momento, serão disponibilizadas consultas especializadas, atendimentos ambulatoriais e cirurgias gerais. “A previsão é ampliar os atendimentos e especialidades”, ressaltou.

A Políclinica é resultado da parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Picos e a Associação ProBrasil, organização brasileira sem fins lucrativos, fundada por alemão, responsável pela construção do prédio através de doações vindas da Alemanha.

Para o presidente da Associação Picoense de Comunidades, Amadeu Almondes, o funcionamento da Policlínica, hoje, é uma resposta à população picoense. “Nossa luta foi em prol disso. Temos certeza que o atendimento aqui será de qualidade; era por isso que lutávamos. À medida que disponibilizar os serviços, vai desafogar mais o hospital regional e só quem ganha somos nós, moradores”, ponderou.

Policlínica de Picos( Foto: Francisco Leal)

Policlínica de Picos( Foto: Francisco Leal)

O secretário estadual da Saúde, Ernani Maia, descreveu a ocasião como um momento sublime. “Esse é um momento sublime, e por isso, temos que parar para refletir. Em todos esses anos, de todas as determinações que o governador Wilson fez no início do mandato, ele tem cumprido. A policlínica é um grande exemplo disso”, destacou o secretário.

Wilson Martins encerrou a solenidade, despertando os presentes para a ocasião. Segundo ele, um dia de comemoração. “Uma ação de muitos, uma luta incansável de homens e mulheres daqui e de fora, que tornou possível construir passo a passo um ambiente acolhedor para atender com qualidades os simples, que são os que mais precisam. É uma satisfação poder entregar e colocar em funcionamento a Policlínica. Isso é resultado de uma gestão pautada em planejamento e monitoramento de metas”, finalizou Martins.

Reportagem Mayara Ferreira