contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Amostragem divulga nova pesquisa para governador

O levantamento foi realizado 17 a 20 de julho, com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade em 47 municípios.

| quinta-feira, 24 julho , 2014

O candidato do PT ao Governo do Estado, Wellington Dias, está avançado na frente na disputa eleitoral com 53,65% das intenções de voto estimuladas, 21,65 pontos percentuais sobre a soma das intenções de todos os candidatos a governador, que é de 32%, o que consolidada sua vitória no primeiro turno das eleições gerais deste ano.

O governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, tem 17,06% das intenções de voto estimuladas e está em segundo lugar na disputa eleitoral. O ex-senador e ex-governador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC), obteve 12,40% das intenções de voto estimuladas e ocupa o terceiro lugar na corrida ao Governo do Estado.

O candidato do PSTU, Daniel Solon, tem 1,14% das intenções de voto estimuladas; a candidata do PCO, Lourdes Melo, tem 0,70% das intenções de voto; o candidato do PPL ao governo, Neto Sambaíba, tem 0,44% das intenções de voto; e o candidato do PSOL, Maklandel Aquino, tem 0,26% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores que afirmaram que não sabem ou não opinam em quem vão votar são 9,06% e os que vão votar nulo ou em branco equivalem a 5,28%.

Os dados são da pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 17 a 20 de julho, com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios.

A amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, microrregião e municípios.

Foram feitas entrevistas domiciliares e individuais. Foram pesquisados os seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Miguel Alves, Esperantina, Piripiri, Batalha); Litoral Piauiense (Parnaíba, Luís Correia, Cocal); Teresina (Teresina, Beneditinos, União); Campo Maior (Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, São Miguel do Tapuio); Médio Parnaíba Piauiense (Água Branca, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Várzea Grande, Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Antônio Almeida, Manoel Emídio); Floriano (Jerumenha, Guadalupe, Floriano); Alto Médio Gurgueia (Santa Luz, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (São Braz do Piauí, Jurema, Caracol, São Raimundo Nonato); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes, Corrente); Picos (Bocaina, Oeiras, Picos, São Luís do Piauí); Pio IX (Alagoinha do Piauí, Pio IX); Alto Médio Canindé (Curral Novo do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Acauã, Massapê do Piauí, Queimada Nova, Simões, São João do Piauí).

A margem de erro é de 2,85%. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional), com o Protocolo número PI 00073/2014, no dia 16 de julho.

Pesquisa de intenções de voto espontâneas tem Wellington Dias e Zé Filho como os mais lembrados

O candidato do PT ao Governo do Piauí, Wellington Dias, tem 18,82% das intenções de voto espontâneas, segundo a pesquisa do Instituto Amostragem feita para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Segundo a pesquisa, o candidato à PMDB à reeleição, governador Zé Filho tem 7,21% das intenções de voto.

Mão Santa, o candidato a governador pelo PSC, tem 1,50% das intenções de voto espontânea. O ex-governador Wilson Martins, que é candidato do PSB ao Senado, tem 1,06% das intenções de voto espontâneas, mas ele não pode disputar o Governo do Estado por vir de dois mandatos seguidos.

Os eleitores que não sabem ou opinam no momento de apontar candidato a governador nestas eleições representam 64,38% e os que querem votar nulo ou branco são 4,49%.

O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor universitário João Batista Teles, informou que as intenções de voto espontâneas são apontadas pelos eleitores sem que os pesquisadores mostrem a relação de candidatos envolvidos na disputa eleitoral.

Nomes de políticos como Lula, a presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o senador João Vicente Claudino, o deputado estadual Robert Rios Magalhães e o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, são citados, mas com menos de 1% das intenções de voto.

Mão Santa e Zé Filho dividem preferência no litoral

O candidato do PT ao Governo do Estado, senador Wellington Dias, ganha em todas as microrregiões do Piauí. Na microrregião de Picos, Wellington Dias tem obtém 54,79% das intenções de voto, e Zé Filho 15,07% e Mão Santa 6,85%. Os indecisos nessa microrregião totalizam 12,33% e os que intencionam anular ou deixar em branco o voto 13,33%. Neto Sambaíba e Daniel Solon obtiveram 1,37% e os demais candidatos não pontuaram.

Na microrregião de Pio IX, Wellington Dias tem 72,73% das intenções de voto estimuladas; na microrregião Médio Parnaíba Piauiense, Dias tem 66,04% das intenções de voto; na microrregião do Alto Médio Gurgueia, o candidato petista tem 65,63% das intenções de voto estimuladas.

Na região do Baixo Parnaíba Piauiense, Wellington Dias tem 52,50%; tem 54,30% na microrregião de Teresina; 35,45% na microrregião do Litoral Piauiense; e na microrregião de Campo Maior, ele tem 63,64% das intenções de voto.

O governador Zé Filho tem 26,36% das intenções de voto na microrregião do Litoral Piauiense; na microrregião de Teresina ele obteve 20,18% das intenções de voto. Na microrregião de Bertolínia, Zé Filho tem 25% das intenções de voto estimuladas. Na microrregião de Alto Médio Gurgueia, o governador tem 16,67% das intenções de voto.

Na microrregião do Litoral Piauiense, Mão Santa tem 27,27% das intenções de voto estimuladas; na microrregião de Teresina, ele tem 11,57% das intenções de voto. Mão Santa tem 18% das intenções de voto estimuladas em São Raimundo Nonato; 16,67% das intenções de voto estimuladas na Chapada Extremo Sul; e 13,33% na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense.

Eleitores de Zé Filho, Wellington e Sambaíba são os mais fiéis

A pesquisa Instituto Amostragem – Sistema Meio Norte de Comunicação perguntou aos eleitores dos candidatos se poderiam votar em outro candidatos. Eleitores de Zé Filho, Wellington Dias e Neto Sambaíba são os mais fiéis, mostrou o levantamento. Dos eleitores de Zé Filho, 31,09% afirmaram que podem escolher outro candidato, mas 63,2% garantiram que isso não vai acontecer. Dos eleitores de Wellington Dias, 33,77% dizem que podem escolher outro candidato. Porém, 61,80% asseguram que isso não vai ocorrer.

Dos eleitores de Neto Sambaíba, 40% dizem que podem escolher outro candidato. Porém, 60% asseguram que isso não vai ocorrer. Dos eleitores de Lourdes Melo, 50% dizem que podem escolher outro candidato, mas 50% asseguram que isso não vai ocorrer. Dos eleitores de Maklandel Aquino, 66,67% dizem que podem escolher outro candidato e 33% asseguram que isso não vai ocorrer. Dos eleitores de Mão Santa, 48,94% dizem que podem escolher outro candidato. Porém, 43,97% asseguram que isso não vai ocorrer. Dos eleitores de Daniel Solon, 46,15% dizem que podem escolher outro candidato. Porém, 53,85% asseguram que isso não vai ocorrer.

Fonte: Meio Norte