UP define chapa para disputar o Governo do Piauí em 2026
Os nomes do historiador Santiago Belizário e da estudante Thays Dias como pré-candidatos aos cargos de governador e vice-governadora do Piauí nas eleições de 2026
Redação | segunda-feira, 1 junho , 2026

A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) aprovou, neste domingo (31), os nomes do historiador Santiago Belizário e da estudante Thays Dias como pré-candidatos aos cargos de governador e vice-governadora do Piauí nas eleições de 2026. A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual do partido.
Santiago Belizário disputou a Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2024. Ele atua no Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e integra a UP desde a fundação da legenda. Já Thays Dias é coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário e também participou da criação do partido no estado.
Durante o encontro, a sigla também confirmou o nome de Raimunda Nonata, coordenadora do MLB e moradora do bairro Buenos Aires, em Teresina, como suplente na pré-candidatura ao Senado Federal. O partido já havia definido anteriormente o nome de Pedro Laurentino como pré-candidato ao Senado.
Pautas sociais serão prioridade
Segundo a UP, a pré-campanha terá foco em pautas relacionadas ao combate à fome, à ampliação do acesso à moradia, à valorização salarial e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
O partido também informou que pretende adotar uma postura de oposição aos partidos que atualmente integram campos políticos de direita no estado, além de defender mudanças no modelo de representação política.
A legenda afirmou ainda que pretende criticar processos de privatização, incluindo medidas relacionadas à Agespisa e à área da saúde pública implementadas pelo Governo do Estado.
Lançamento das pré-candidaturas
O lançamento oficial das pré-candidaturas da Unidade Popular no Piauí está previsto para ocorrer no próximo dia 12 de junho.
De acordo com a legenda, o evento contará com a participação de Samara Martins, integrante da direção nacional do partido e uma das principais lideranças da UP no país.
Fonte: Cidade Verde



