contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Unidades de Saúde realizam ações do Outubro Rosa

As equipes das 36 Unidades Básicas de Saúde, zona urbana e rural de Picos estão mobilizadas, e realizando ações preventivas

| quinta-feira, 27 outubro , 2016

Com o objetivo de alertar sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, as unidades de saúde têm realizado diversas atividades esse mês em referência ao movimento Outubro Rosa. As equipes das 36 Unidades Básicas de Saúde, zona urbana e rural de Picos estão mobilizadas, e realizando ações de prevenção da doença, integração, promoção da autoestima e valorização da mulher. Participam das ações toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família, equipe do NASF e parceiros.

whatsapp-image-2016-10-25-at-13-28-48

Segundo a coordenadora de saúde da mulher, enfermeira Thaís , durante todo o mês, estão sendo realizadas diversas atividades educativas de promoção e prevenção em saúde, como orientações, exame clínico das mamas, solicitações de mamografias, dentre outras. “Cada unidade escolhe um dia para a realização de rodas de conversa e atividades educativas, que visam conscientizar as mulheres a fazerem o exame de mama, explicando a importância da prevenção desse tipo de câncer. Além disso, há distribuição de materiais educativos, palestras, marcação de mamografias e encaminhamento à especialistas, quando necessário”, disse.

Com uma decoração preparada e pensada nos mínimos detalhes, laços, rosas, balões, bolos e lenços enfeitaram as Unidades e fez quem esteve presente ficar encantado. O secretário municipal de Saúde, José Venâncio – Dudé,  enfatiza a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Durante todo o ano trabalhamos a prevenção e diagnóstico precoce desta doença, mas o Outubro Rosa é importante para chamar a atenção das mulheres e aproximá-las das equipes das unidades básicas de saúde”, falou.

Decoração das UBS

Decoração das UBS

A campanha

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Reportagem Marcos Valério