contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Uespi tem número recorde de aprovações no Enade

A aprovação de alunos em seleções de mestrado também são resultado do da melhoria das condições de ensino

| sexta-feira, 13 dezembro , 2013

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) obteve satisfatório desempenho de vários cursos da instituição na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada em 2012 e disponibilizado pelo Ministério da Educação em outubro deste ano. Na ocasião, foram avaliados os cursos da área de Ciências Humanas.

Os cursos com melhor desempenho foram: Direito em Picos e Piripiri com índice 5; Direito em Bom Jesus, Teresina e Parnaíba com conceito 4; Psicologia em Teresina com 5 e em Floriano com 4; Ciências Contábeis em Teresina com 4; Turismo em Teresina com 5; Comunicação Social em Teresina com 5. O curso de Direito de Piripiri foi o terceiro melhor avaliado do país, com 5. Turismo foi o oitavo. Psicologia foi décimo primeiro dentre mais de 470 cursos avaliados em todo o país.

Outro fato que demonstra um salto no ensino ofertado pela instituição foi a recente aprovação de alunos de vários cursos da Universidade Estadual em seletivos para o Mestrado em Universidades brasileiras. Bruno Cortez, aluno que concluiu recentemente o curso de Direito na UESPI/Torquato Neto, é um exemplo. O estudante conseguiu aprovação para o Mestrado em Direito Penal da Universidade Federal do Paraná-UFPR.

“Fui incentivado a ir para UFPR pela professora Doutora em Direito Penal de lá, que veio para a UESPI no meio deste ano ministrar uma palestra, Professora Katie Arguello. Ela vai ser minha orientadora. O fato da Universidade Federal do Paraná ser um centro que incentiva a pesquisa na área do Direito Penal também pesou muito na hora da minha escolha”, explica Bruno Cortez.

Bruno também ressaltou a importância da Universidade Estadual do Piauí para a sua aprovação. “A UESPI sempre apoiou as iniciativas do curso de Direito, tanto que essa professora que veio do Paraná para cá, por conta do incentivo da universidade. Como forma de agradecer por conta do incentivo que recebi aqui, pretendo, depois de concluir o Mestrado, depois fazer um doutorado e voltar para dar aula na UESPI. Quero ajudar a nossa universidade a ser um centro de referência na área do Direito Penal no Piauí”, concluiu.

De acordo com Marcelo Atta, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Uespi, as aprovações de alunos da instituição em cursos de Mestrado mostra a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “Isso só mostra a qualidade do ensino oferecido aqui e a dedicação individual dos alunos. “Há a expectativa de que mais alunos sejam aprovados em cursos de Mestrado para o ano que vem. Tem alunos do último bloco de Turismo que já estão fazendo as primeiras etapas para concorrer a bolsas de Mestrado. Então, esperamos para o ano que vem ainda mais aprovados”, declara.

Uespi oferta vagas para mestrado em várias áreas

A Universidade Estadual do Piauí também ofereceu vagas de Pós-Graduação em várias áreas, a exemplo do Mestrado em Letras, que contou com 15 aprovados da Uespi e nove (9) da Universidade Estadual do Maranhão. “Isso revela a credibilidade que a UESPI vem conquistando fora do estado”, argumenta o professor Diógenes Buenos Aires, do curso de Letras do campus Clóvis Moura.

Cursos

Direito Picos – 5

Direito Piripiri – 5

Direito Parnaíba – 4

Direito Teresina – 4

Psicologia Teresina – 5

Psicologia Floriano – 4

Ciências Contábeis Teresina – 4

Turismo Teresina – 5

Comunicação Social Teresina – 5