contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Social de Padre Marcos conclui atividades de 2017

Na última terça-feira, a equipe da Assistência promoveu um grande evento de encerramento das atividades do ano de 2017

| sexta-feira, 8 dezembro , 2017

Desde janeiro deste ano, primeiro mandato do prefeito Valdinar Silva, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, tem conduzido com extrema qualidade a oferta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Nesta terça-feira (5), a equipe da Assistência promoveu um evento de encerramento das atividades do ano de 2017, em uma confraternização junto ao grupo dos idosos dos SCFV. Na ocasião, foi feita uma retrospectiva avaliativa de todas as atividades realizadas com o grupo no decorrer deste ano. Priorizando o clima de fim de ano e a proximidade do Natal, esta importante data do calendário cristão, os idosos acompanharam uma palestra sobre o sentido do Natal, ministrada pelo psicólogo Dr. Júnior, e também uma apresentação teatral feita por jovens talentos do município, abordando a mesma temática. Na sequência, foram servidos lanches e entregues brindes à todos os idosos.

A secretária da Assistência Social, Lucicleide Dias, relatou a satisfação na conclusão das atividades em 2017, bem como de toda condução dos trabalhos durante o ano, pontuando algumas ações importantes desenvolvidas.

“A gente conseguiu cumprir a agenda das atividades com os idosos. Nós tínhamos uma rotina de realizar os encontros a cada 15 dias, e nestes encontros houveram momentos de lazer, como banho de piscina; palestras diversas sobre temas importantes para eles; visitas domiciliares e muito mais. Então nós avançamos no ano de 2017 no que diz respeito a assistência, ao grupo de idosos. A gente conseguiu mais idosos para o grupo e conseguiu, principalmente, atingir o objetivo que é de fortalecer esse vínculos e valorizar a pessoa na terceira idade, valorizar e estimular suas habilidades. Nós todos da equipe da Secretaria de Assistência Social estamos de fato muito satisfeitos com o SCFV para a pessoa da terceira idade”, afirmou.

Além da expansão dos serviços aos idosos, a Assistência Social do município também deu um bom salto no atendimento às crianças e adolescentes dos SCFV, ligadas ao Programa de Atendimento Integral a Família. De um atendimento inicial com 180 jovens, a equipe conseguiu a marca de 250 crianças e adolescentes atendidas pelos SCFV, superando as metas numéricas estipuladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Os grupos de crianças e adolescentes, tanto da zona urbana quanto rural, cuja confraternização foi realizada nesta quarta-feira (6), participaram de ações diversas durante todo o ano, com atividades planejadas desenvolvidas em cima de uma agenda pautada nas questões sociais, com prevenção e promoção dos laços familiares. Os trabalhos, por muitas vezes, envolveram diretamente a presença da família nos grupos, oportunizando debates sobre a importância da permanência e frequência escolar, a educação familiar dentre outras temáticas importantes.

“A gente hoje consegue encerrar o ano de 2017 com os grupos das crianças e adolescentes, com o sentimento de dever cumprido, pois conseguimos superar as metas dos serviços e conseguimos superar o número de atendimento. Nossa expectativa foi superada, atingimos os objetivos do serviço e só temos a agradecer a toda equipe que contribuiu para que a gente pudesse celebrar esta etapa com sucesso”, concluiu a secretária.

Segundo a equipe, o sucesso das realizações está diretamente ligado ao prefeito Valdinar Silva, por entender a importância dos serviços junto as crianças, adolescentes, idosos e as famílias em situação de vulnerabilidade social. O apoio foi sobretudo no aspecto financeiro, pois diante dos atrasos nos repasses federais para manter os serviços, desde o início do ano, o gestor é quem tem garantido os recursos próprios para que as atividades jamais parassem.

                      

Fonte: Piauí em Foco