contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Sejus recebe sindicato e discute melhorias nas penitenciárias

O objetivo da reunião foi ouvir sugestões dos agentes e discutir melhorias para o sistema penitenciário com base em relatório apresentado

| quinta-feira, 22 janeiro , 2015

O secretário estadual da Justiça, Daniel Oliveira, se reuniu com representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, nessa quarta-feira (20). O objetivo da reunião foi ouvir sugestões dos agentes e discutir melhorias para o sistema penitenciário com base num relatório apresentado pelo presidente do Sindicato, Vilobaldo Carvalho.

Sejus e agentes buscam melhorias para o sistema penitenciário( Foto: Juliana Nogueira)

Sejus e agentes buscam melhorias para o sistema penitenciário( Foto: Juliana Nogueira)

O documento traça um diagnóstico das unidades prisionais do Estado e propõe algumas mudanças, a exemplo da implantação de um regimento interno e de uma Ouvidoria dentro da Secretaria.

O secretário Daniel Oliveira classificou o documento apresentado como um raio X do sistema penitenciário, que irá ajudar no direcionamento das ações do órgão. “Queremos parabenizar o Sindicato por esse trabalho. Estamos aqui para debater as falhas e trocar sugestões. Reconhecemos a importância da tarefa executada por cada um dos agentes nos nossos presídios e queremos atuar em parceria”, diz.

Ao mostrar os números do sistema, Vilobaldo destaca a necessidade de abertura de novas vagas nos presídios do Estado. “Nos últimos 10 anos, só a penitenciária de São Raimundo Nonato foi construída. Hoje temos 14 unidades, sendo que 80% dos presos estão concentrados na região Norte e 55% em Teresina e Altos que, juntas, possuem seis unidades”, informa.

Sobre essa questão, Daniel Oliveira cita a Penitenciária de Altos, cujas obras foram retomadas e estão em fase de conclusão. A ideia é inaugurar a nova penitenciária ainda neste semestre. “Nós estamos buscando recursos junto aos órgãos competentes, como o Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Vamos a Brasília apresentar um relatório com todas as necessidades, inclusive as apontadas pelos agentes, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo”, afirma.

Sejus e agentes buscam melhorias para o sistema penitenciário( Foto: Juliana Nogueira)A Sejus também aguarda uma resposta do Ministério da Justiça sobre a solicitação do governador Wellington Dias para a aquisição de equipamentos que vão garantir a segurança nas unidades e impedir a entrada de drogas, armas e outros objetos proibidos.