contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Secretaria de Saúde firma parceria com a ONG Pró-Brasil

Durante quatro semanas os profissionais de saúde recém-chegados da Alemanha farão cirurgias nas terças e quintas-feiras no Hospital Regional

| terça-feira, 23 setembro , 2014

A secretária municipal de saúde, Drª Ana Eulálio, recebeu na manhã desta segunda – feira (22/09) a visita de uma equipe da ONG Pró-Brasil, organização responsável pela vinda do CAMPI (Centro de Atendimento Médico de Picos) a Picos. A reunião teve por objetivo firmar as diretrizes do Programa de Cooperação de Saúde Brasil/ Alemanha. O encontro contou com a participação do prefeito Kleber Eulálio, o representante da ONG Pro Brasil, Uwe Weibrecht e os novos profissionais da saúde – a médica Stephanie Geisler e o enfermeiro Markus Kalff – vindos da Alemanha, que irão atuar na Policlínica.10670095_828286763872581_7122144432720125741_n

“A parceria com a ONG Pró-Brasil é importante na medida em que abre perspectivas e possibilidades de fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da oferta de serviço para a população, no momento em que o município avança em direção a implantação de uma residência médica e a implantação de um curso de medicina, o somatório de esforços com outros parceiros é muito importante no sentido de qualificarmos a prestação de serviços”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ana Eulálio.

De acordo com o representante da ONG Pro Brasil, Uwe Weibrecht, durante quatro semanas os profissionais de saúde recém-chegados da Alemanha farão cirurgias nas terças e quintas-feiras no Hospital Regional Justinho Luz. Ainda de acordo com ele o intercâmbio entre médicos faz parte do Programa de Cooperação de Saúde Alemanha-Piaui.

“Naturalmente estamos nos integrando a equipe do Justino Luz, mas ao mesmo tempo discutimos com a Drª Ana uma integração maior com o Programa de Saúde da Familia e Atenção Básica porque este também é de interesse das pessoas em conhecer a situação fora da cidade, a situação urbana, mas também para entender a cultura local”, frisou o representante da ONG Pro Brasil, Uwe Weibrecht.

Durante a reunião foi apresentado à forma como o hospital especializado em traumatologia da cidade de Berlin, na Alemanha. O prefeito Kleber Eulálio, que conhece de perto como funciona o centro, ressaltou a importância da parceria para o município de Picos e toda microrregião. “Nós ficamos felizes em recebermos em Picos uma equipe deste hospital que vem aqui nessa troca de experiência ajudar a cidade a solucionar, ainda que por um período de tempo relativamente curto, diante das nossas necessidades, um primeiro passo é desse intercambio, trazendo novas experiências e trazendo novas tecnologias quem sabe”, finalizou.