contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Rafael participa da abertura da decoração de Natal do Karnak

Em uma solenidade com iluminação especial e muita música, foi realizado o lançamento do Natal do Futuro 2023, do Karnak, e do Natal do Sonho e Luz, da Secult

Redação | terça-feira, 12 dezembro , 2023

A magia do Natal chega ao coração de Teresina. Nesta segunda-feira (11), o governador Rafael Fonteles participou da abertura da decoração natalina, com ponto central no Adro da Igreja São Benedito. Em uma solenidade com iluminação especial e muita música, foi realizado o lançamento do Natal do Futuro 2023, do Palácio de Karnak, e do Natal do Sonho e Luz, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Na abertura, as apresentações do Coral Canta Piauí, da Secretaria de Administração do Piauí (Sead-PI); Rabeca Piauí, com crianças e adolescentes de Bom Jesus (PI); Coral Boa Semente, com crianças de Oeiras (PI); e Vando do trompete, com a Fanfarra de Natal e o Papai Noel, emocionaram os presentes.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 20.38.02 (1).jpeg

Para o governador Rafael Fonteles, o Natal é um momento de amor ao próximo. “Estou muito feliz de lançar essa decoração natalina, pela primeira vez como governador. Aqui, aos pés da Igreja São Benedito, acredito que o Natal é uma época especial, que celebra o nascimento de Jesus. Todo mundo gosta do Papai Noel e das festividades, mas a maior inspiração é Jesus Cristo. Desejo muita esperança para as famílias piauienses”, considera.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles, ressaltou a beleza da decoração natalina do Palácio de Karnak e do seu entorno, convidando as famílias piauienses a virem prestigiar o local. “Está tudo muito iluminado, um ambiente muito acolhedor e que traz a magia do natal. Que as famílias piauienses possam prestigiar o Natal do Futuro. Aproveito para desejar um Feliz Natal para todos, em especial para as nossas crianças, que elas possam não só sonhar com o futuro, mas ter um presente de muitos cuidados, com seus direitos respeitados”, avalia.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 20.26.47.jpeg

O secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, comemorou a forte presença de arte regional na programação. “Corais, apresentações de rabecas. Tudo isso em um cenário lindo com uma decoração primorosa”, considera.

Mirna Escórcio, Gilson Palha e o pequeno Kauê, de dois anos, ficaram encantados com a decoração natalina e as apresentações da noite de lançamento do Natal do Futuro 2023 e o Natal do Sonho e Luz. “A decoração está tão linda que a gente nem consegue parar de olhar”, considera Gilson. “O Kauê ficou encantado. O Natal é uma época de amor e de estar próximo da família e de quem a gente gosta”, acrescenta Mirna.

Um toque de regionalismo

A decoração abrange o Adro da Igreja São Benedito, Jardins do Palácio de Karnak e Praça Pedro II, que vão receber performances natalinas até o dia 15 de dezembro. O Palácio estará aberto à visitação pública a partir das 17h, sempre na véspera das apresentações de Natal.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 20.26.44 (1).jpeg

A instalação artística que compõe o visual natalino, que tem assinatura do arquiteto Áureo Tupinambá Júnior, como diretor criativo da decoração natalina, ao lado da artista plástica Kalina Rameiro, ficará disponível até o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro e que marca o fim das festividades natalinas.

Tupinambá acredita que o regionalismo marca a decoração natalina. “A ideia foi trabalhar com uma materialidade nossa e coisas de comunidades próximas, principalmente comunidades que trabalham com artesanato. A gente valoriza isso”, aponta. “O Natal do Futuro é um Natal que nós olhamos para dentro. Nós olhamos para nossas materialidades, nós olhamos para o nosso artesão, nós olhamos para nossas crianças”, acrescenta Rameiro.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 17.54.52.jpeg

Confira a programação completa:

As performances natalinas acontecem no Coreto da Antonino Freire.

Dia 12/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Bolim Bolão; Espetáculo de Teatro com Franklin Pires; Teatro Monte Castelo “O Nascimento de Jesus”.

Dia 13/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Coral Escola Dona Gal; Trupe Euriberto Garcia, com o Espetáculo Acrobático  Salta Bonito; as palhaças Bolinha e Caburé – Auto de Natal.

Dia 14/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Escola de Dança Lenir Argento; Escola de Música Possidônio Queiroz – Canção Natalina.

Dia 15/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Orquestra Sinfônica de Campo Maior; Coral Infantil de Campo Maior; Banda Lyna, de Santo Antônio; bailarinas do Lar da Juventude – A Dança das Rosas Meninas.