contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Rafael destaca avanços na governança digital em encontro nacional

O chefe do executivo piauiense fez parte do painel “Democracia Digital”, no qual discutiu e apresentou os avanços do Piauí na governança digital

Redação | domingo, 10 dezembro , 2023

O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (9), do 6° Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, realizado pela ONG Centro de Liderança Pública, em São Paulo. O chefe do executivo piauiense fez parte do painel “Democracia Digital”, no qual discutiu e apresentou os avanços do Piauí na governança digital.

Durante o debate, Fonteles dividiu a mesa com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e da Paraíba, João Azevedo, além da professora do FDC, Renata Vilhena. Em suas redes sociais, Rafael destacou passos importantes do Piauí na governança digital, dando destaque ao Orçamento Participativo Popular (OPA), que foi reformulado para votação em ambiente digital.

“Tivemos a experiência do OPA, que envolveu quase 10% do eleitorado, decidindo ações que vão ser executadas no orçamento do Governo do Estado, nos municípios de Teresina e Parnaíba. Envolvemos também as associações, que desenvolveram as propostas, mas que são validadas pelo voto popular utilizando os canais digitais”, apontou Fonteles.

O chefe do Executivo apontou ainda o interesse do Piauí em expandir a atuação da tecnologia na governança do Estado. “O Piauí foi premiado recentemente por essa iniciativa, o OPA, e queremos aprofundá-la, haja visto que o Piauí quer se tornar o estado e o governo mais digital do país, fomentando os ecossistemas de inovação, porque acreditamos muito na tecnologia. É claro que temos que ter cuidado com alguns vícios que podem surgir em função da tecnologia, mas ela é inexorável e deve estar a serviço do cidadão, diminuindo a burocracia e possibilitando mais participação popular”, apontou.

Outro destaque foi a inclusão de disciplinas da área de tecnologia no currículo escolar, além da ampliação do acesso à internet. “Falei também da nossa iniciativa inovadora de introduzir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais de ensino médio e a ampliação do acesso à internet em todo o estado, visando a inclusão digital e a capacitação dos servidores públicos para que possam enfrentar os desafios da nova realidade digital”, finalizou.