contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Rafael anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais

Nesta quinta-feira (5), o gestor se reuniu com a superintendente de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que será a titular da pasta

Redação | sexta-feira, 6 janeiro , 2023

Alinhado à formatação do governo federal, o governador Rafael Fonteles criará a Secretaria de Estado das Relações Sociais. Nesta quinta-feira (5), o gestor se reuniu com a superintendente de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que será a titular da pasta.

A secretaria é uma adequação da já existente Superintendência de Relações Sociais e irá funcionar no Palácio de Karnak,. O objetivo é ampliar a participação e relação do governo estadual com a população. A decisão adequa a estrutura administrativa do Executivo para o cumprimento das metas estabelecidas no plano de governo.

“Queremos aumentar a participação e escuta da sociedade, dos movimentos comunitários, sociais e populares, das entidades e dos conselhos. Tudo aquilo que envolve a participação popular. É importante robustecer essa área para melhorar a eficiência no tratamento dessas demandas que virão da sociedade. Nosso papel é dialogar e executar aquilo que é possível dentro da nossa realidade orçamentária. A Núbia já era superintendente, já realizava o excelente trabalho e aceitou o desafio de ser secretária das Relações Sociais”, ressaltou Rafael Fonteles.

Núbia Lopes destacou que, além da ampliação do diálogo com a sociedade, a criação da secretaria implementa a lei que institui a Política Estadual de Participação Social (PEPS), lei nº 7.357, de 3 de fevereiro de 2020. “O trabalho realizado hoje pela Superintendência de Relações Sociais com os sindicatos, movimentos sociais e conselhos, será feito com a autonomia de uma secretaria. Então, vamos continuar atendendo, trabalhando, com maior responsabilidade. E teremos a possibilidade de ampliar esse diálogo. Assim, implementamos no Estado a lei que amplia essa política de participação social, negociação com os sindicatos e atendimento aos conselhos”, disse a gestora.

O projeto de lei que estabelece a adequação da Superintendência de Relações Sociais para secretaria será enviada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apreciação da casa. A proposta faz parte das mudanças administrativas que o governador Rafael Fonteles pretende fazer para atualizar, modernizar e atender às demandas do Estado.

Núbia Lopes é professora, dirigente sindical, foi diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-PI), secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), secretária de políticas Sociais da CNTE e conselheira do Conselheiro Nacional das Crianças e Adolescentes (Conanda).

Repórter: Marília Andrade