contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

PMDB é o partido que mais conquistou estados

O PSDB, que nas eleições de 2010 liderava o ranking, com oito governadores eleitos, fechou a conta deste ano com cinco

| segunda-feira, 27 outubro , 2014

No balanço da disputa estadual de 2014, o PMDB foi o partido mais vitorioso, conquistando nas urnas os governos de sete Estados. O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, que já havia eleito quatro governadores no primeiro turno, conquistou o governo de mais três Estados neste domingo: no Rio de Janeiro com Luiz Pezão; no Rio Grande do Sul com Ivo Sartori; e em Rondônia, com Confúcio Moura. Com o resultado, um dos maiores partidos do país e mais pulverizado passa a comandar sete unidades da Federação.

partidos5656

O PSDB, que nas eleições de 2010 liderava o ranking, com oito governadores eleitos, fechou a conta deste ano com cinco Estados. Mesmo assim, irá governar a maior fatia da população. Além do Paraná e São Paulo, importante colégio eleitoral, obteve mais três vitórias neste domingo: no PA, com Simão Jatene; em GO, com a reeleição de Marconi Perillo; e no MS, com Reinaldo Azambuja.

O PT conquistou mais Estados desta vez e conquistou também cinco governos, incluindo, na primeira rodada de votações, Minas Gerais –o segundo maior colégio eleitoral do país e até então reduto do PSDB– e com a eleição inédita de um petista no Ceará (Camilo Santana) – venceu ainda no Acre, Bahia e no Piauí.

O PSB elegeu os governadores do Distrito Federal e da Paraíba neste domingo e já havia ganho a disputa estadual de Pernambuco no primeiro turno.

Fonte: Brasil247