contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Picos é forte candidato a receber Selo Unicef

Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade de políticas públicas

| quinta-feira, 31 março , 2016

Pela primeira vez a cidade de Picos pode receber a certificação do Selo Unicef. Um dos principais objetivos do Selo é priorizar as políticas e o orçamento público voltado às crianças e aos adolescentes, atuando como uma ferramenta que permita avanços positivos na qualidade de vida.waasas

Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade de políticas públicas desenvolvidas em cada município.

A finalização das ações do selo Unicef em Picos aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na Escola Municipal Padre Madeira. Desde 2013 que o município vem desenvolvendo ações elaboradas pelo Selo Unicef.

Responsabilidade com o meio ambiente, autoconfiança, necessidade de uma melhor convivência com a família e as dificuldades dentro do ambiente escolar foram os temas debatidos durante os três dias de atividades na escola. Um momento marcante do encontro foi o Seminário “Ser Adolescente” que abordou a realidade dos jovens em nossa sociedade.

Segundo a articuladora do Selo Unicef em Picos, a Assistente Social, Maria Claudeia, a escola Padre foi Madeira foi escolhida para finalizar as atividades do Selo, por estar localizada em uma área com maior carência e vulnerabilidade. Durante três dias foram realizadas oficinas com 60 estudantes da escola.

A cidade de Picos buscou a certificação do Selo em três oportunidades, mas não obteve êxito em nenhuma das tentativas. De acordo o prefeito Padre Walmir Lima, a Prefeitura está trabalhando para conseguir a primeira certificação. “Estamos trabalhando para atingir as metas exigidas pelo Selo Unicef. A ideia é conseguir a certificação este ano e confirmar nosso trabalho junto as crianças e adolescentes do nosso município”. Ressaltou o prefeito.

Dentre as atividades, o município de Picos desenvolveu ainda estratégias voltadas para o Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes- Nuca. O núcleo é um espaço de discussão, oficinas e aprendizagem onde os adolescentes poderão participar e fomentar acerca de temas atuais de interesse da comunidade.

“As ações do Selo Unicef são desenvolvidas pelos próprios alunos, ou seja, eles são protagonistas, nós estamos aqui somente como orientadores. Tudo que foi produzido durante esses três dias foi produzido por  eles. Eles praticam, elaboram e produzem ao mesmo tempo. Disse a articuladora do Selo Unicef em Picos, a Assistente Social, Maria Claudeia.

Todas as atividades durante os três anos (edição de 2013/ 2016) foram voltadas para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, melhoria dos indicadores, saúde, educação e assistência social.

Para a secretaria de Educação, Rosilene Monteiro, a grande importância foi discutir as políticas públicas para as crianças e adolescente do município. “Sugerir os indicadores das secretarias e os pontos negativos para que possamos pensar, trabalhar e melhorar a realidade de nosso município é garantir o sucesso, e ainda ganhar a certificação”. Disse a secretária.