contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Picoenses participam da Conferência do Meio Ambiente

O evento correu dos dias 24 a 27 de outubro e contou com a participação de mais de 2400 delegados

| quarta-feira, 30 outubro , 2013

Três militantes ambientais do município de Picos/PI participaram na última semana, em Brasília/DF, da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – CNMA promovida pelo Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente em parceria com IBAMA, Petrobrás e a Agência Nacional de Águas – ANA.

A 4ª CNMA, que ocorreu dos dias 24 a 27 desse mês de Outubro foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil e contou com a participação de mais de dois mil e quinhentos delegados dos 26 estados e mais do Distrito Federal.

Entre os participantes Gláuber Silva (Secretário de Meio Ambiente) - Foto: Ascom

Entre os participantes Gláuber Silva (Secretário de Meio Ambiente) – Foto: Ascom

A etapa nacional foi realizada com sucesso, de acordo com a Exma. Ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira. “Discutimos na maior conferência já realizada até hoje com exaustão a temática dos resíduos sólidos e, principalmente, os delegados propuseram soluções para as problemáticas que contém esse gargalho ambiental”, destacou a gestora em sua fala no ato de encerramento.

O município de Picos foi representando no maior espaço de discussões do tema pelo secretário municipal Gláuber Silva, a coordenadora da SEME Maria Ferreira Arruda e pelo biólogo e pesquisador/colaborador da UESPI Natã Rogério.

Ao todo o estado do Piauí levou à Capital Federal mais de 30 delegados que foram eleitos nas etapas municipal e estadual. O secretário da pasta Dalton Melo Macambira acompanhou a caravana e avaliou como destaque a participação piauiense.

“As teses e propostas levantadas pelos piauienses tiveram grande índice de aprovação nas discussões temáticas e na própria plenária final. De sorte que colaboramos com esse debate sério e responsável sobre os resíduos sólidos. Sem falar na representatividade do nosso grupo que contou com a participação de membros da sociedade civil, do segmento empresarial e do poder público (como os colaboradores da SEMAR, os secretários de Picos e Floriano, dentre outros)”, pontou Macambira.

Já o secretário Gláuber Silva informou que “o município de Picos ganha muito em conteúdo ambiental diante das discussões realizadas na Conferência e, principalmente, em aprendizado já que as experiência debatidas e compartilhadas serão implementadas no município na medida das nossas capacidades”.