contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Piauí vai receber antídoto contra intoxicação por metanol

A intoxicação foi descartada em três dos quatro casos suspeitos registrados no Piauí. Uma notificação segue em investigação

Redação | sábado, 11 outubro , 2025

O Piauí irá receber 24 doses do Fomepizol, antídoto usado para tratar casos de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, que recebeu na quinta-feira (9) um lote com 2,5 mil unidades do antídoto.

A intoxicação foi descartada em três dos quatro casos suspeitos registrados no Piauí. Uma notificação segue em investigação.

O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

Além das 24 doses do Piauí, os estados do Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia também irão receber as doses do antídoto.

Três casos descartados e um em investigação

“Foram descartados o caso do paciente em Teresina e a bebida que ele ingeriu. Também foram descartados dois pacientes em Parnaíba.Está pendente o resultado de um paciente, também em Parnaíba”, informou o perito geral da Polícia Científica do Piauí, Dr. Antônio Nunes, na manhã desta sexta-feira (10).

O Piauí registrou quatro casos suspeitos de intoxicação. Três ocorreram em Parnaíba e um em Teresina. No início da noite da última quarta-feira (8), a Secretaria de Segurança informou que dois casos foram descartados pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

O delegado Abimael Silva, da Polícia Civil do Piauí, investiga a origem das bebidas alcoólicas em que a substância estaria. Ele identificou três locais onde os pacientes com suspeita consumiram as bebidas em Parnaíba, um supermercado e dois pequenos estabelecimentos, incluindo um comércio.

A polícia ainda não confirmou em que locais foi descartada a presença de metanol, apenas em Teresina, onde um homem de 51 anos apresentou sintomas compatíveis com a intoxicação após beber uísque recém comprado. A presença da substância foi descartada nele e na bebida.

Fonte: G1