contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Padre Marcos institui Núcleo de Cidadania de Adolescentes

Após adesão ao Selo UNICEF 2017/2020, Padre Marcos vem passando por importantes adaptações a fim de cumprir as exigências

| quarta-feira, 31 janeiro , 2018

Após adesão da gestão do prefeito Valdinar Silva ao Selo UNICEF 2017/2020, o município de Padre Marcos vem passando por importantes adaptações a fim de cumprir as orientações à conquista do selo neste período.

Neste objetivo, a equipe gestora do Selo Unicef municipal, através da articuladora do Selo em Padre Marcos, Maria Gorete de Sousa Leal; da mobilizadora local do Selo, a psicóloga Thuany Mikaela; e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Anatalio da Silva, promoveram na tarde desta terça-feira (30), na sede da Prefeitura Municipal, o primeiro encontro para formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, cujo grupo é formado por 20 adolescentes, entre 13 e 17 anos, sendo 10 meninos e 10 meninas padremarcoenses.

A articuladora Maria Gorete detalhou a importância do NUCA, que é uma exigência do Selo. “O NUCA é um grupo formado por adolescentes e criado para trabalhar e desenvolver ações para benefício do próprio adolescente. São ele que vão cobrar, eles que vão orientar como fazer para melhorar a qualidade de vida deles. O NUCA tem suas atividades a desenvolver, envolvendo a questão do esporte, do lazer, da cultura, saúde dentre outros”, explicou a articuladora local.

Ainda segundo Maria Gorete, os setores da administração pública diretamente envolvidos são da Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outros, sendo os profissionais destas áreas os atores principais que irão direcionar os trabalhos para melhorar a qualidade de vida da criança e do adolescente.

“Dentro disto temos várias ações, como a redução de índices de mortalidade infantil, índice da distorção idade-série. A questão do combate ao racismo dentro da escola, combater o preconceito. A questão do esporte, promover o esporte para os nossos jovens e adolescentes. A questão do pré-natal, garantindo o direito da criança de ser bem assistida desde sua geração. Enfim, são várias atividades todas voltadas para este público da criança e do adolescente”, detalhou Maria Gorete.

O Selo UNICEF 2017/2020 visa garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; além de promover o engajamento e participação dos cidadãos.

O município de Padre Marcos encontra-se na etapa 5/9, do caminho para obtenção e certificação do selo UNICEF, com a implementação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, de onde seguirá para a etapa de realização dos Fóruns Comunitários e Reuniões Intermediárias de Acompanhamento, depois para o início da utilização das plataformas para acompanhamento do Selo UNICEF, para então passar pela avaliação e por fim, obter a certificação.

NÚCLEO DE CIDADANIA DE ADOLESCENTES

Como parte da metodologia do Selo UNICEF, propõe-se a implantação de núcleos de Cidadania de Adolescentes, um grupo composto por, no mínimo, 16 adolescentes (8 meninas e 8 meninos) que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam as suas vidas. (selouniceforg.br)

Fonte: Piauí em Foco