contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Operação do IBAMA apreende mais de 90 pássaros

Os Fiscais do IBAMA ficaram surpresos com a quantidade de pássaros encontrados na residência em Picos

| sexta-feira, 1 novembro , 2013

Momento da operação - Foto: Robério Costa - O Povo

Momento da operação – Foto: Robério Costa – O Povo

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com apoio de Policiais do 4° BPM realizaram uma operação onde foram apreendidos 91 pássaros sendo 80 marrecos (37 abatidos e 47 vivos) e 11 gaiolas com as mais diferentes espécies de passarinhos como o Cabeça Vermelha, Golinha, Papa Capim, Chico Preto e Azulão.

O IBAMA cumpriu o mandado de busca e apreensão expedito pelo Juiz Adelmar de Sousa Martins em uma residência da Vila Custódio, próximo ao Bairro Ipueiras. O proprietário da casa identificado como José Erivaldo Luz  não se encontrava no local no momento da operação.

A ação só foi possível com ajuda de populares que fizeram denúncias ao IBAMA. De acordo com o chefe substituto do IBAMA, Jonas Leal, o infrator deverá pagar a quantia de R$ 500 por cada animal, chegando a um total de 45.500 e ainda responderá por dois processos. Um administrativo com pagamento de multa e outro penal, por crime ambiental.

A suspeita é que as Marrecas vivas eram utilizadas como iscas para atrair outras da mesma espécie para armadilhas. Os pássaros serão avaliados pelos técnicos do IBAMA e soltos na natureza. Jonas Leal ficou surpreso com a quantidade de pássaros encontrados na residência. ”Pensei que era coisa pequena”, disse.