contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

No Piauí são feitos mais de 400 diagnósticos de Aids por ano

A estratégia da secretaria para prevenir a doença no Piauí é realizar diagnóstico precoce do HIV e tratar os casos para diminuir

| sábado, 2 dezembro , 2017

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, foi o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Dados da secretaria estadual de Saúde (Sesapi) revelam que nos últimos nove anos uma média de 462 pessoas foi infectada anualmente pela doença, totalizando 4.162 diagnósticos de 2007 a 2016.

Deste total, 67,9% pessoas infectadas são homens. Também foi constatado pela Sesapi que nos últimos anos a faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos, representando 48% dos casos.

Os números apresentam tendência de aumento, segundo a enfermeira da coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Meire Silva. A estratégia da secretaria para prevenir a doença no Piauí é realizar diagnóstico precoce do HIV e tratar os casos para diminuir o número de infecções.

A secretaria também tem incentivado todos os municípios a fazerem suas programações locais de acordo com sua realidade, ofertando material educativo e preservativos para desenvolver as campanhas.

O Ministério da Saúde tem a meta de que até 2020, 90% dos casos sejam diagnosticados e tratados, essa meta foi passada para todo o país e o Piauí desenvolve atividades de busca dos casos por meio de testes rápidos do “Fique Sabendo”, ofertados gratuitamente pelo Governo. Durante a próxima semana a Sesapi realizará uma programação voltada para o combate, prevenção e diagnóstico da AIDS.

Fonte: Cidade Verde