contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Município de Picos promove Semana do Bebê

A iniciativa visa garantir a sobrevivência e o desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida

| sexta-feira, 13 dezembro , 2013

Foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (11) a Primeira Semana do Bebê de Picos. A abertura oficial do evento foi realizada na Casa do Conselho, com a presença em massa de profissionais da saúde, cultura e educação. As atividades terão inicio no dia 15 de dezembro e prosseguem até sexta-feira (20), em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e o Hospital Regional Justino Luz, com serviços de saúde para gestantes, entrega de kit bebê e palestras temáticas.

semana do bebeA iniciativa é uma estratégia de mobilização social que visa garantir a sobrevivência e o desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida. A I Semana do Bebê em Picos buscou o apoio de parceiros, que tenham a visão e a missão de investirem na melhoria da qualidade de vida de nossas crianças, adolescentes e mães.

Nesta luta estão engajados: a Secretaria Municipal de Saúde, através das Coordenação de Ações de Saúde da criança e do adolescente, Coordenação de Saúde da Mulher, Coordenação de Saúde na Escola, Núcleo de Apoio a Saúde da Familia – NASF, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, que vem desenvolvendo esta ação à 12 anos e que prioriza o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento da primeira infância até os seis anos de idade, como forma de incluir em nível global todas as crianças até a transição escolar. Na reunião, além da secretária municipal de saúde, Drª Ana Eulálio, estiveram presentes o secretario Municipal de Educação, Padre Walmir Lima, representando a Casa da Cultura, Joana Darck, a Vigilância Epidemiológica, enfermeira Sandra Karielly de Alencar, dentre outros.

De acordo com a Coordenadora de Ações de Saúde da criança e do adolescente, Sanya Elayne, o objetivo de mobilizar e sensibilizar gestores públicos e sociedade, quanto a importância de assegurar o desenvolvimento saudável da criança, desde a gestação até os primeiros anos de vida, demonstrando que é um momento único e precioso para todo ser humano. É nessa fase que a criança precisa de todo carinho e cuidados possíveis para garantir, tanto seu crescimento quanto seu desenvolvimento social e emocional.

Com o tema principal “A primeira semana é para sempre! Todos juntos pela primeira infância!” a semana do bebê terá uma vasta programação:

15/12/2013 – Abertura com missa em Ação de Graças
Local: Catedral Nossa Senhora dos Remédios

Hora: 17h

16/12/2013 – Entrega da Chave do Bebê Prefeito (Critério: primeira criança nascida de parto natural, a partir do início da semana, e residente em Picos)
Local: Hospital Regional Justino Luz

Horário: 10:30h

17/12/2013 – Dia de prestação de serviços de Saúde e atividades recreativas e educativas para as crianças.
Local: PAIM

Horário: 08 às 17h

18/12/2013 – Atividades educativas e Serviços de Saúde para os adolescentes abordando a gravidez na adolescência, tabagismo, álcool e outras drogas. Na oportunidade solicitamos aos adolescentes que levem seu cartão de vacina, pois estaremos disponibilizando vacinas, entrega da caderneta do adolescente e exames do CTA.
Local: Casa da Juventude

Horário: 15h

19/12/2013 – Atividades voltadas aos profissionais de saúde responsáveis pela assistência de gestantes e crianças.
Local: a definir

Horário: a definir

20/12/2013 – Encerramento: Atividades voltadas para as gestantes, onde abordaremos os direitos da gestante e do bebê, cuidados com a criança nos primeiros dias de vida e visita das gestantes ao local do parto.
Local: Hospital Regional Justino Luz

Hora: 09h

Apesar dessa programação, todas as unidades do Programa de Saúde da Família – PSF, estarão desenvolvendo com o apoio do NASF, dentro do seu cronograma de atendimento à crianças e gestantes, abordagens especiais focando a 1ª Semana do Bebê de Picos.