contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Assassinatos no Piauí cresceram quase 4% em 2012

Dados do Ministério da Justiça apontam que o Piauí registrou 479 homicídios ano passado, crescimento de quase 4%.

| sábado, 26 outubro , 2013

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí teve acesso às informações preliminares constantes do Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinespjc), banco de dados que fornece informações ao Ministério da Justiça, referentes ao ano de 2012. Neste banco de dados, o Piauí continua sendo o Estado mais seguro do Nordeste e um dos mais seguros do País.

Segundo informações preliminares do Sinespjc, o Piauí é um dos sete Estados mais seguros do país e, nos últimos anos, investiu na coleta de dados sobre a violência, aumentando em 42% a cobertura de seus dados estatísticos.

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil, os dados sobre os crimes no Piauí alcançam todos os 224 municípios, perfazendo mais de 97% de cobertura efetiva, o que acaba finalmente com a subnotificação das práticas criminosas.

A subnotificação é um termo técnico específico da análise criminal onde os Estados deixam de tomar conhecimento dos crimes ocorridos em suas circunscrições ou deixam de comunicá-los aos órgãos competentes, fato que impede a tomada de políticas públicas eficientes ao controle da criminalidade.

Número de homicídios cresceu menos de 4% em 2012

Segundo o delegado Geral, James Guerra, o Piauí assumiu como compromisso de gestão, profissionalizar e ser cada vez mais fidedigno em suas estatísticas. Para tanto, a Unidade de Polícia Judiciária da Polícia Civil do Piauí, por determinação do secretário de Segurança, passou a cobrar de cada unidade policial o envio periódico de dados estatísticos.

O Piauí provou a fidelidade de suas estatísticas quando os dados referentes ao Sinespjc foram confrontados às mortes notificadas pelo Ministério da Saúde.

“Em 2011, o Mapa da Violência, alimentado pelo banco de dados do Ministério da Saúde apontou que o Piauí teve 461 homicídios, e agora o Sinespjc demonstra que o Piauí apresentou 479 homicídios em 2012. Atacamos a subnotificação e provamos a fidelidade de nossas estatísticas, o número de homicídios aumentou menos de 4% em 2012, mesmo quando confrontados os bancos de dados de Ministérios diferentes”, explica o delegado Geral.

Ainda de acordo com o delegado Geral de Polícia Civil, os dados referentes a homicídios levantados pelo Ministério da Saúde, concernentes ao ano de 2012, ainda não foram disponibilizados pelo DataSUS, mas a Polícia Civil espera que não haja aumento no quantitativo desse tipo de crime em relação aos dados do Piauí.