contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Meio Ambiente de Picos substitui Nim por árvores nativas

As raízes profundas, que podem atingir até 15 metros, estavam danificando os canteiros da Avenida e rompendo tubulações e as copas atrapalhando a visibilidade

Redação | segunda-feira, 24 fevereiro , 2025

A Prefeitura de Picos, por meio das Secretarias Municipais de Limpeza Pública e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou a remoção das árvores da espécie Nim Indiano (Azadirachta indica) nos canteiros centrais da BR 316, no trecho da Avenida Senador Helvídio Nunes, na zona urbana do município.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sara Carvalho, explicou que a arborização ao longo dos anos com o Nim Indiano, uma espécie nativa do Sul da Ásia e, portanto, invasora, tem causado diversos transtornos.

“Seu crescimento excessivo exige manutenção constante de poda, devido ao crescimento incontrolável. Isso tem gerado problemas como os galhos tocando a rede elétrica, o que provoca oscilação na energia, queima de caixas de gerador e prejuízos diversos”, explicou a secretária.

Além disso, as raízes profundas da espécie, que podem atingir até 15 metros, estavam danificando os canteiros da Avenida e rompendo tubulações. As copas das árvores também obstruíam a sinalização e causavam sombreamento na pista, dificultando a visibilidade no trânsito e contribuindo para acidentes.

Sara Carvalho também informou que, desde 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) havia solicitado à Prefeitura de Picos a substituição do Nim Indiano por espécies nativas, devido aos problemas gerados pela espécie invasora.

No aspecto ambiental, a secretária destacou que a presença do Nim Indiano prejudica a apicultura, uma vez que estudos apontam que o pólen de suas flores é tóxico para as abelhas, o que reduz os enxames, muitas vezes com mortes.

“A Prefeitura já iniciou o plantio de algumas espécies nativas, como Ipê e Jacarandá, e está com um projeto em andamento para a implantação de outras espécies vegetais com flores, visando melhorar a estética da cidade e o bem-estar dos seus habitantes”, finalizou.