contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Lei deve inserir SaLiVag no calendário oficial de Picos

O Padre Walmir Lima conta com o apoio da Câmara na elaboração de uma lei que prevê que o evento seja realizado anualmente

| terça-feira, 19 setembro , 2017

O último dia do V Salão de Livros do Vale do Guaribas (17) trouxe pela manhã o palestrante Ricardo Francisco da Silva abordou a temática, “A CAIXA: desafios e perspectivas de pensar fora da caixa”. Às 14h aconteceu a solenidade de função da Academia Municipal Estudantil de Letras – AMEL e em seguida a ALERP – Academia de Letras da Região de Picos – apresentou “Sarau Poético lítero-musical: O olho do poeta”. E às 19h foi ministrada palestra com escritor Celso Antunes, “Novas maneira de ensinar novas formas de aprender”. Fechando com chave de ouro, o cantor Zé Geraldo levou o público a momentos de emoção, quando cantou seus grandes sucessos: Cidadão, Milho aos pombos e Senhora, dentre outros.

A secretária de Educação, Rosilene Monteiro, relata que quando ainda faltavam 20 dias para o início do evento as inscrições estavam esgotadas e que foi necessário aumentar o auditório. “Este ano saltamos de 300 para 450 inscritos e ainda deixamos mais 50 cadeiras para os parceiros e a imprensa. Estamos muito felizes com o resultado e só temos a agradecer aos nossos parceiros, as prefeituras, os livreiros, nosso prefeito, aos funcionários da educação, da Coordenação de Comunicação e claro, ao público que correspondeu além das nossas expectativas, agradeceu ela.

Rosilene afirma ainda que foram vendidos mais de 6 mil exemplares de livros, principalmente livros infantis e festeja: “as crianças gostam e é preciso que os pais estejam atentos a isso. Toda criança que passa pelo salão sai com as mãos cheias de livros, de revistas em quadrinhos e são essas crianças que farão o futuro do nosso país, por isso nos alegra tanto ter esse público presente”. Durante os dias de SaLiVaG, mais de 45 mil pessoas passaram pelo Estádio Senador Helvídio Nunes de Barros.

Elimar Coelho, Atendimento Empresarial do SEBRAE regional Picos, relata que a contribuição e parceria do SEBRAE com o Salão de Livros existe desde a primeira edição e percebe que o público e a venda de livros só aumentam. “Nós colocamos à disposição da prefeitura toda essa estrutura de estandes e auditório, o evento tem crescido a cada ano e vemos que a cada edição ele traz a responsabilidade de fazer ainda maior e melhor a próxima. O SEBRAE tem tudo a ver com o salão do livros. O V SaLiVaG deixa um grande legado não só para a cidade de Picos mas para toda região”, afirmou ele.

O Prefeito, Pe. Walmir Lima, disse estar muito feliz pela proporção do evento, que cresce e melhora a cada ano. “Nós estamos a cada ano nos aperfeiçoando, diminuindo as falhas e aumentando a alegria. Da mesma forma que acreditamos que uma atitude tomada erroneamente toca e fere as pessoas, uma semente do bem, por menor que seja, transforma, imagine então uma semente do bem que é lançada durante cinco dias”.

Para o gestor o evento foi crescendo gradativamente desde o primeiro evento, mas o quinto deu um salto muito grande. A expectativa para a sexta edição é grande e não podemos fazê-lo menor do que este. Nossa responsabilidade aumentou e muito. Encerrando esta edição, começaremos a pensar na próxima”.

Show de Zé Geraldo encerra 5ª edição do SaliVaG

Após cinco dias de palestras, lançamentos de livros, visitas aos livreiros apresentações no circo das letras e shows musicais, a 5ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaliVaG) encerrou na noite desse domingo (17) com o show do cantor Zé Geraldo. Uma multidão esteve no Estádio Helvídio Nunes para prestigiar a apresentação do artista mineiro.

Show de Zé Geraldo – Foto: CCOM

Zé Geraldo cantou músicas que marcaram sua carreira e embalou o público no encerramento do evento. Antes da apresentação do cantor, a banda picoense Tribal, também se apresentou no palco montando no Estádio Helvídio Nunes.

No intervalo de um show para o outro, o prefeito Padre Walmir Lima e a secretária de Educação, Rosilene Monteiro, agradeceram a população de Picos e região pela participação no SaliVaG e os apoiadores do evento.

Em entrevista à imprensa, Zé Geraldo falou um pouco da sua carreira atualmente. Segundo ele, hoje está colhendo os frutos que plantou nos seus mais de 30 anos de música. “A minha carreira está boa, graças a Deus. Todo lugar que eu vou às pessoas cantam minhas músicas e é um alimento para o meu coração”, comemorou.

O artista declarou ainda que além de se apresentar por todo o Brasil, no momento está também fazendo um disco e um DVD novo e escrevendo um livro.

Por: Karleusa Costa – Revisado por: Marta Soares