contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Governador inaugura Central de Libras em Picos

Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

| quinta-feira, 20 março , 2014

Para promover a inclusão das pessoas com deficiência na região Centro-Sul piauiense, o governador Wilson Martins implantou uma Central de Interpretação de Libras (CIL) em Picos, nesta quarta-feira (19). Com o funcionamento do órgão na Casa da Juventude, Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

Governador em Picos (Foto:Thiago Amaral)

Governador em Picos (Foto:Thiago Amaral)

Segundo o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Romildo Mafra, a Central de Libras é um órgão de apoio às políticas públicas para os surdos-mudos, que facilita o acesso aos serviços municipais, estaduais e federais. “Aqui, o deficiente auditivo vai receber todo o apoio para dar mais independência ao cidadão com deficiência e fazer com que ele participe mais da vida ativa do Estado”, ressaltou.

Governador em Picos( Foto: Thiago Amaral)A comunidade de Queimada Nova, povoado de Jaicós, comemorou a chegada da CIL em Picos, pois beneficiará a população de toda macrorregião. “A Central vai ajudar nossa comunidade, porque nós temos muitos surdos-mudos lá, mas não temos pessoas capacitadas para trabalhar com eles. Mas, aqui, vai funcionar como um polo de capacitação do nosso pessoal para melhor lidar com todos de Várzea Queimada”, ressaltou a secretária Municipal de Educação de Jaicós, Maria Dalva de Sousa Feitosa.

O trabalho prioriza atendimento presencial, mas também envolve atendimentos virtuais em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, através da internet. Para o governador, o trabalho se somará às ações da Casa da Juventude recém-inaugurada no município de Picos. “Vamos trabalhar projetos de inclusão da pessoa com deficiência auditiva e auxiliar os profissionais, capacitando-os para trabalharem com esse público. Teresina era a única cidade do Estado a sediar uma Central de Interpretação de Libras, mas agora Picos está no mesmo nível”, comemorou.

Durante a solenidade, que foi toda interpretada em língua de sinais para inclusão de surdos-mudos, o governador assinou termo de doação de veículo para servir à Central de interpretação de Libras de Picos e assinou, ainda, termo de concessão de uso de bens móveis.

Wilson inaugura primeira etapa de asfaltamento em Picos

Na oportunidade, Wilson Martins entregou também a primeira etapa das obras de pavimentação asfáltica das principais ruas dos bairros Centro e Canto da Várzea. Na Capital do Mel estão sendo executados mais de 30 quilômetros de asfaltamento novo, dentro do programa de mobilidade urbana. A primeira parte dos serviços custou ao Governo do Estado R$1.820.074, executada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem.

Governador em Picos( Foto: Thiago Amaral)

Governador em Picos( Foto: Thiago Amaral)

Reportagem Mayara Ferreiria