contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Governador entrega escola e visita obras em São Julião

Ele inaugurou as obras de reforma de escola e a autorizou obra de academia, pavimentação, além do vestibular da Universidade Aberta

| domingo, 24 setembro , 2017

O governador Wellington Dias cumpriu agenda administrativa no município de São Julião, nesta sexta-feira (22). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual inaugurou as obras de reforma e ampliação da Unidade Escolar Alice Rocha e a autorizou obra de academia, pavimentação, além do vestibular da Universidade Aberta.

Na escola, Wellington Dias também fez a entrega simbólica de certificados do Pronatec, dos cursos de cabelereiro, manicure e agente de saúde. “Estamos investindo em Educação para que todos os municípios tenham acesso ao ensino superior. Na área da Saúde, autorizamos a construção de uma academia para dar mais qualidade de vida para a população. Aqui, também estamos trabalhando o desenvolvimento com a autorização para a obra da estrada que liga São Julião ao povoado Fujona”, declarou.

Rejane Dias, secretária estadual de Educação, destacou as ações realizadas na região. “Além da pintura, fizemos um refeitório na escola, ampliamos as salas, entre outras melhorias. Adquirimos materiais como: bebedouro, carteiras, utensílios de cozinha, etc. Tudo isso para melhorar a estrutura da escola Alice Rocha”, falou. A gestora ressaltou também que os cursos técnicos saltaram das 516 vagas para 20 mil vagas em todo o Piauí durante a gestão da ex-presidente, Dilma Rousseff.

Em relação ao ensino superior, o município de São Julião será contemplado com 50 vagas para o curso de Administração na segunda etapa do vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A seleção será realizada ainda este ano. A cidade também foi contemplada com o curso técnico em Administração, por meio do canal educação.

A liderança política, José Nerci, enalteceu o empenho do governador para com a cidade. “Nós recebemos obra de calçamento feita pela Secretaria de Cidades e o governador também autorizou asfaltamento. Temos muito o que agradecer”, disse.

Abastecimento
Durante a agenda em São Julião, o governador ainda visitou as obras da orla do açude do município e a obra de perfuração de um poço no povoado Alto do Jacu, na zona rural.

O líder da comunidade, Francisco Acelino, conhecido como Pequeno, compartilhou a alegria da descoberta de água na região. “Eu já tinha tentado pelas minhas próprias forças encontrar água, mas não deu certo. Agora, com parceria com o governo, nos perfuramos 96 metros e achamos água. De acordo com os técnicos, que são mais experientes, esse poço pode ter 17 mil litros de água por hora e vai beneficiar cinco comunidades”, comemora.

“Viemos até o povoado Alto do Jacu para ver a obra de perfuração de um poço através de uma integração do DNOCS com equipamentos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural. Encontraram um poço aqui e água, nessa região que é tão seca, é uma benção de Deus. Parabenizo as lideranças políticas que tiveram essa iniciativa. Queremos levar essa ação em parceria com o DNOCS  para outras regiões”, finalizou o governador.

Autorizações 

O governador Wellington Dias autorizou a secretaria de estado da Saúde a tomar providências para a construção de uma academia de saúde, em parceria com a Prefeitura e o Ministério da Saúde.

A Uespi foi autorizada a disponibilizar 50 vagas para o curso de Administração na segunda etapa do vestibular da UAPI.

A Secretaria de Estado dos Transportes a adequar o projeto e orçamento, da estrada que liga São Julião ao povoado Fujona, para cerca de R$ 450 mil por quilômetros. A obra tem 2,38km de extensão.

Autoria: Camilla Melo