contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Florentino defende projetos de inclusão da pessoa com deficiência

A outra pauta foi a intensificação do programa Passo a Frente, uma parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid)

Redação | terça-feira, 7 fevereiro , 2023

O deputado federal Florentino Neto (PT) e a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, se reuniram na manhã desta segunda-feira (6), com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, tratando de demandas relacionadas à distribuição de cadeiras de rodas aos municípios, sobre a conclusão da clínica ortopédica de Parnaíba, retomada do Programa Passo à Frente, executado através de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e sobre a implantação do Centro de Referência ao Autista.

As cadeiras de rodas para os 224 municípios do estado são adquiridas com recursos do Ministério da Saúde. No entanto, como o valor da tabela SUS está defasada e não cobre os custos, a distribuição das cadeiras de rodas está comprometida, gerando prejuízos para aquelas pessoas que precisam do equipamento para se locomover. O deputado Florentino discutiu com o secretário Mauro Eduardo uma solução para o impasse, uma vez que a população não pode ser prejudicada. “Até que não seja definida a complementação financeira vamos destinar recursos para a SEID adquirir as cadeiras diretamente, como já vem fazendo, e resolver a demanda reprimida”.

Outro ponto discutido na reunião foi sobre a conclusão da oficina ortopédica de Parnaíba. O deputado solicitou a retomada da obra que é de grande importância para a região Norte do estado. Após ser finalizada e entregue, a oficina vai permitir a confecção, sob medida e de forma personalizada, de produtos ortopédicos como órteses, próteses e aparelhos que devolvem autonomia para as pessoas com deficiência. “ Essa é uma ação muito aguardada pelos municípios da região, aonde existe uma grande demanda pelos produtos”.

A outra pauta foi a intensificação do programa Passo a Frente, uma parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que beneficia pessoas com deficiência permitindo o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção e adaptações, ajustes e pequenos consertos desses equipamentos. “ É um programa extremamente importante e que foi afetado pela pandemia, provocando atrasos na entrega das peças ortopédicas em todo o estado”, afirma.

O deputado Florentino Neto também tratou sobre a construção do Centro de Referência ao Autista, cujo projeto a ex-deputada Rejane Dias destinou emenda de R$ 3 milhões. O parlamentar se prontificou a apresentar emenda para o Centro de Teresina, defendeu a construção de um Centro na região norte, com sede e Parnaíba, e a estruturação do Centro de Referência à Criança com Autismo, já em funcionamento em Luzilândia, e que oferece atendimento multiprofissional para 60 crianças, incluindo os municípios de Joca Marques e Morro do Chapéu.

“O projeto do Centro de Luzilândia foi implantado no período que estávamos à frente da Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura, e da mesma forma que, como deputado, vamos trabalhar agora pela instalação de novos centros do estado”, diz Florentino. O Centro que funciona em Luzilândia conta com atendimento em neuropediatria, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional e serviço social. “Queremos contribuir com a instalação do Centro e Teresina e levar o mesmo modelo para a região norte, a mais populosa do estado”, finaliza.

O secretário Mauro Eduardo, do SEID, elogiou a iniciativa do deputado Florentino Neto de abraçar a pauta do autismo se referindo ao primeiro projeto apresentado pelo parlamentar beneficiando a parcela da população que possui o transtorno. A vice-presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano, disse que os municípios têm passado por momentos difíceis em relação a garantia de cadeiras de rodas e cadeiras de banho para os deficientes e pessoas acamadas. “ Saio dessareunião muito feliz e agradecida por estarmos sempre juntos construindo uma solução que vai beneficiar nossos municípios”, destaca.