Fazenda da Esperança celebra 12 anos com missa em honra a São Francisco
A celebração reuniu moradores da microrregião de Picos, representantes do GEV de Picos e familiares dos acolhidos da instituição, que atualmente conta com 18 residentes
Redação | segunda-feira, 6 outubro , 2025
No último domingo, 5 de outubro, a Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, localizada na comunidade Lagoa Achada, celebrou 12 anos de fundação com uma programação especial marcada pela festa de seu padroeiro, São Francisco de Assis.

O evento contou com apresentações culturais, como uma roda de capoeira e a participação do coral do Grupo Esperança Viva (GEV). O ponto alto da celebração foi a Missa Solene, realizada às 11h, presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Gregório Leal Lustosa, presidente da Fazenda da Esperança local.
A celebração reuniu moradores da microrregião de Picos, representantes do GEV de Picos e familiares dos acolhidos da instituição, que atualmente conta com 18 residentes em processo de recuperação. Durante a missa, foi entregue um certificado a Leomar Alves dos Santos, ex-dependente químico que concluiu com êxito o ano de tratamento na unidade.
“Hoje é um dia muito importante para a Fazenda Nossa Senhora dos Remédios, da Diocese de Picos. Estamos celebrando a festa do padroeiro São Francisco e o aniversário de 12 anos da fazenda. Nos alegramos muito em estar aqui com a presença do nosso bispo Dom Plínio José e com os familiares dos acolhidos”, afirmou o padre Gregório em entrevista.

Sobre a Fazenda da Esperança
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica fundada em 1983, em Guaratinguetá (SP), pelo frei Hans Stapel e pelo leigo Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos. Reconhecida oficialmente pela Santa Sé, a instituição tem como missão acolher pessoas em situação de dependência química, promovendo a recuperação por meio do trabalho, da convivência fraterna e da vivência da espiritualidade cristã.
Hoje, a Fazenda está presente em diversos estados do Brasil e em vários países, sendo referência internacional no tratamento e reinserção social de dependentes químicos.
Fonte: DP15





