contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Fapepi lança editais com R$ 4 milhões para bolsas

No cronograma da Fundação de Amparo, constam ainda mais sete editais, referentes aos programas de Pós-Graduação a Docentes

| quarta-feira, 17 fevereiro , 2016

Na manhã desta terça-feira (16), no Palácio de Karnak, foi apresentado o cronograma de editais, do primeiro quadrimestre de 2016, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Estiveram presentes representantes do Governo do Estado e de Instituições Públicas de Ensino.8ebf4e5885_media

Ainda em janeiro deste ano, a Fapepi lançou o edital referente ao Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), e em fevereiro foi a vez do edital do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). No cronograma, constam ainda mais sete editais, referentes aos programas de Pós-Graduação a Docentes, de Bolsas de Apoio Técnico da Fapepi, de Auxílio para Participação em Evento Científico, de Auxílio para Organização de Reunião Científica, de Auxílio para Publicação Científica, de Pesquisa em Aquicultura e Pesca e de pesquisa em Agricultura Familiar no estado do Piauí.

“O desenvolvimento do Estado depende do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação e lançar esses editais, que somados tem um valor total superior a quatro milhões de reais, em meio a um contexto de crise, prova o empenho do Governo do Estado e das autoridades envolvidas na busca pelo desenvolvimento do Piauí”, declarou o presidente da Fapepi, Francisco Guedes.

Juntos, os programas somam um valor global de R$ 4.099.200,00, concedidos através de convênios da Fapepi com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Governo do Estado.

A vice-governadora, Margarete Coelho, ressaltou o trabalho desenvolvido na atual gestão da Fapepi. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, que tem orientado várias de nossas ações através do apoio da Fundação a pesquisas científicas. É muito importante ver as mais diversas áreas do conhecimento sendo contempladas no cronograma de editais, desde a pesquisa para o Sistema Único de Saúde ao apoio a publicações científicas”, declarou.

O objetivo dos editais é incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Piauí, estimulando, através da concessão de bolsas, o desenvolvimento de novos estudos, a capacitação e a troca de experiências entre nossos pesquisadores.

O diretor de pesquisa e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Emmanuel Luz, destacou a importância do lançamento. “Esses editais devem alavancar a pesquisa dentro do IFPI e evidentemente de todo o Estado, os professores vão se sentir motivados a pesquisar buscando o desenvolvimento do nosso Piauí”, finalizou.