contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Ex-diretora da UFPI morre ao 63 anos em Teresina

A professora Ana Maria era solteira e não tinha filhos. Ela foi diretora “pro-tempore” do campus local da UFPI entre 2006 e 2007

| quarta-feira, 30 agosto , 2017

A ex-diretora da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos, Prof.ª Dr.ª Ana Maria Koch, 63, faleceu na madrugada desta terça-feira, 29, no Hospital da UNIMED, em Teresina, onde se encontrava internada. Ana Maria lutava contra um câncer no pulmão, doença que reincidiu após ter sido curada uma primeira vez.

Natural do Rio Grande do Sul, a professora Ana Maria era solteira e não tinha filhos. Ela foi diretora “pro-tempore” (temporária) do campus local da UFPI entre 2006 e 2007, nomeação do então reitor Prof. Dr. Luís Júnior. Após ser aprovada em concurso público Ana Maria recebeu a incumbência de gerir a universidade enquanto se realizavam eleições para o cargo de diretor.

Na ocasião a UFPI de Picos começava a passar pelo grande processo de expansão que hoje a caracteriza, deixando de ofertar apenas dois cursos para oferecer nove graduações.

Quando da indicação da professora Ana Maria Koch houve um descontentamento por parte de muitos professores naturais da cidade de Picos. Eles questionavam a indicação de uma professora novata para o Campus local. A medida foi justificada pela reitoria pelo fato dela ser a única professora doutora na época.

Com a ampliação dos cursos da UFPI também houve a aumento de vagas para professores através de concurso público, estendendo-se assim o número de docentes que poderiam assumir a direção da universidade. Ao deixar o cargo de gestão Ana Maria passou a se dedicar exclusivamente a sala de aula.

O velório da professora Ana Maria Koch está acontecendo no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina, desde as 13h00, onde acontecerá o sepultamento.

Fonte: Folhaatual