contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Enfermeiros são capacitados sobre hanseníase e verminoses

Os profissionais de saúde de Picos foram orientados para as ações de busca do tracoma em crianças conforme perfil da campanha

| sexta-feira, 4 novembro , 2016

whatsapp-image-2016-11-03-at-10-13-21hhhhEnfermeiros da Estratégia de Saúde da Família estiveram reunidos na manhã desta quinta – feira, 03/11, no auditório do Centro Administrativo, localizado na Avenida Getúlio Vargas conhecendo as novas orientações para a realização da III Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve inicio as 08h00minhs com término as 12h00min e foi articulado pela coordenação de controle à hanseníase.

Segundo o coordenador de controle a hanseníase, Gilberto Valentim, os profissionais de saúde foram orientados para as ações de busca do tracoma em crianças conforme perfil da campanha, o perfil epidemiológico da hanseníase, verminose e orientação para busca de casos de hanseníase em crianças.

“A capacitação teve como objetivo repassar aos enfermeiros (as) como funcionará a campanha deste ano, além de traçar estratégias para realização da campanha municipal, além de esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato”, frisou a coordenador, Gilberto Valentim.

A campanha tem como público-alvo estudantes de cinco a 14 anos matriculados no ensino fundamental da rede publica de ensino e promove atividades de educação em saúde para auxiliar na identificação de casos de hanseníase, verminoses e tracoma. Durante a campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as verminoses e exames para detecção e tratamento do tracoma, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Em relação à hanseníase, os estudantes receberão fichas de autoimagem, com informações sobre a doença, para serem respondidas em casa com os pais. Em Picos, a campanha terá inicio a partir da próxima segunda – feira, dia 7.