contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Educação vistoria origem da merenda escolar em Picos

a visita buscou verificar o manejo da terra dos agricultores que fornecem a merenda escolar

| sexta-feira, 18 outubro , 2013

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Picos (SEME) visitou, nessa quarta-feira (16/10), locais de produções de gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à merenda escolar. Segundo uma das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Helionildes Bizerra, a visita busca verificar as áreas de produção e o manejo adotado pelos agricultores familiares que fornecem alimentos destinados ao consumo nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os técnicos vistorias plantações - Foto: Maria Santana

Os técnicos vistoriam plantações – Foto: Maria Santana

Já o fornecedor Cleonilton Luz afirma que as vistorias são importantes para constatarem a qualidade dos produtos e o compromisso dos agricultores em oferecerem alimentos de qualidade.

Durante a vistoria é aplicada uma avaliação qualitativa, junto ao fornecedor, na qual relaciona a qualidade do alimento, as condições sanitárias do local de produção e de armazenamento, além da fonte de água, o meio de transporte e a capacidade de produção para atender a demanda prevista.

Para o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, os produtos da agricultura familiar são prioridades na elaboração das refeições e lanches servidos nas escolas do município de Picos. Ainda de acordo com o gestor, a merenda escolar de qualidade é uma das estratégias de melhoria da educação.

Três grupos de agricultores fornecem produtos como cheiro verde, pimentão, cebola, beterraba, banana, melancia, goiaba, acerola, tomate, abóbora, macaxeira, melão. Em todos eles, as condições de produção, manejo, transporte, higiene, refrigeração e armazenamento dos produtos vistoriados foram aprovadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação visitou plantações nas localidades Ibiratanha, Malhadinha, Ambrósio (Geminiano), Cipaúba, Umari (Picos), Baixa dos Mouras (Sussuapara) e Baixa do Maranhão (Inhuma).