contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Diocese de Picos realiza a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral

O objetivo do evento foi refletir sobre o tema “Pão e Caridade: pilares da vida cristã em missão”, inspirado nas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora no Brasil

Redação | segunda-feira, 7 novembro , 2022

No período de 04 a 06 de novembro de 2022, a Diocese de Picos realizou a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), no bairro Catavento – Picos/PI e contou com 135 participante, sendo o Bispo Diocesano, 38 padres, 07 religiosas, 02 seminaristas, 87 leigos. O objetivo do evento foi refletir sobre o tema “Pão e Caridade: pilares da vida cristã em missão”, inspirado nas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora no Brasil (2019 -2023 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e preparar a Diocese para celebrar o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã juntamente com o Ano Vocacional Nacional.

A assessoria do Encontro foi assumida pelo Revmo. Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho, presbítero da Diocese de Picos e Vice-Reitor Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus (Casa da Teologia), em Teresina/PI.

Depois da exposição do Assessor, foi feito um trabalho em grupo para socialização entre os oito zonais da Diocese onde foram colhidas propostas de ações para edificação do Plano Diocesano de Pastoral 2023.

Durante a Assembleia foi aprovada a reestruturação dos Zonais da Diocese de Picos, apresentados num mapa composto por oito Zonais na seguinte ordem: ZONAL 1: Picos (Catedral, São José e Junco), Aroeira do Itaim e Geminiano; ZONAL 2: Paulistana, Betânia do Piauí, Acauã e Queimada Nova; ZONAL 3: Pio IX, Fronteiras, São Julião e Vila Nova do Piauí; ZONAL 4: Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz, Paquetá do Piauí, Ipiranga do Piauí e Dom Expedito Lopes; ZONAL 5: Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí; ZONAL 6: São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Bocaina, Sussuapara, São José do Piauí, Santana do Piauí e Santo Antônio de Lisboa; ZONAL 7: Alegrete do Piauí, Francisco Macedo, Padre Marcos, Belém do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande, Simões, Caridade do Piauí e Curral Novo do Piauí; ZONAL 8: Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Itainópolis e Vera Mendes.

A Assembleia terminou com a definição de duas prioridades pastorais para o ano 2023, conforme segue abaixo:

1. CARIDADE: Assumir o pilar da Caridade, através de ações solidárias com os mais pobres e sofredores da sociedade, tendo como referência a Cáritas Diocesana de Picos, integrada todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese, com uma pessoa liberada para o atendimento permanente.

2. CATEQUESE. Vivenciar a Iniciação à Vida Cristã (IVC), como itinerário de formação de discípulos e missionários de Jesus Cristo, seguindo as orientações da Comissão Diocesana de Catequese.

Para mais informações, acesse os link: Relatório Geral da 36ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Fonte: DP15