contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Continua o mutirão de cirurgias de catarata em Picos

No 2º e no 3º dia, as cirurgias de catarata tiveram início e até o final foram realizados mais de 600 procedimentos cirúrgicos

| segunda-feira, 7 dezembro , 2015

A prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuou neste final de semana, no sábado e domingo, com a missão de proporcionar melhor visão para os idosos inscritos no Programa Itinerante “Olhar Bem”. Neste 2º e 3º dia, as cirurgias de catarata tiveram início e até o final foram realizados mais de 600 procedimentos. Ate o momento, somando os três dias de mutirão, 971 pessoas passaram por procedimentos cirúrgicos.MUTIRAASASA

Satisfeito com o número de cirurgias realizadas ate o momento na cidade, o secretário municipal de saúde, José Venâncio, ressaltou o esforço na melhoria da saúde de Picos. “Estamos realizando um projeto de mutirão de cirurgias de catarata ousado e estamos recebendo o reconhecimento da população de Picos e região, que acreditaram em nossa proposta”, disse o titular da pasta.

O prefeito Padre Walmir Lima visitou no último sábado (04) a Universidade Estadual do Piauí (Bairro Altamira), local onde está acontecendo o mutirão de cirurgias de catarata. O chefe do executivo cumprimentou a equipe e os pacientes presentes e se emocionou com depoimentos. “A fila de pacientes que esperavam por uma cirurgia de catarata era muito grande e o município percebendo esta necessidade está desenvolvendo com bastante êxito este projeto. Estou emocionado com os depoimentos das pessoas, que estão com a visão prejudicada há muitos anos e agora estão com a esperança de voltar a enxergar normalmente”, destacou o chefe do executivo.

Ao chegar ao local de atendimento os pacientes passam pelo processo de dilatação de pupila, verificação de pressão ocular, pressão arterial, glicemia e são encaminhados ao Centro Cirúrgico para a realização do procedimento. Após o procedimento cirúrgico, o paciente recebe toda a orientação e cuidado da equipe. Os usuários são beneficiados também com uma doação de óculos de proteção e são orientados a usar o colírio oftalmológico.