contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Comunidade de Padre Marcos recebe mutirão de exames

A equipe da Saúde de Padre Marcos promoveu um enorme mutirão de campanha contra o câncer no Riacho do Padre

| domingo, 10 dezembro , 2017

Nesta sexta-feira (8), a população do povoado Riacho do Padre, em Padre Marcos, vivenciou uma ação em saúde de proporções inéditas na zona rural do município e região. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhada de autoridades e profissionais especializados, promoveu um enorme mutirão de campanha contra o câncer de mama, câncer de colo do útero e câncer de próstata, envolvendo homens e mulheres acima dos 40 anos.

Além de palestras, também realizadas nos últimos meses no “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, foram entregues hoje os resultados de exames de sangue (homens) e mamografia (mulheres) já realizados, seguindo para a etapa de avaliação dos resultados e realização de ultrassonografias, com o Dr. Rian Lacerda.

 “A Prefeitura Municipal, através do prefeito Valdinar e da secretária de Saúde Maria Lúcia, está preocupada com a saúde dos munícipes, por isso a realização deste evento grandioso voltado para a saúde preventiva do homem e da mulher. Já fizemos anteriormente campanhas de citologia e de mamografia para as mulheres, e já fizemos campanha de exame de sangue (PSA) com os homens. Hoje é a sequencia destas campanhas, com a realização de ultrassonografias, avaliações médicas e os devidos encaminhamento se necessários”, afirmou a coordenadora de Saúde em Padre Marcos, Milena Leal.

Acompanhando o evento, o prefeito Valdinar Silva destacou o compromisso com a população do Riacho do Padre e o atendimento às reivindicações do vereador da localidade, “Irmão Adão”, e o suplente de vereador, também da localidade, Assis.

Em sua fala, o gestor afirmou que a saúde é prioridade em sua administração, tratando com total dedicação as ações de prevenção às doenças, sobretudo ao câncer, que ele considera um dos principais perigos a saúde na atualidade. “Hoje essa campanha é fortíssima e estes cânceres que estamos trabalhando a prevenção são os mais comuns, inclusive em Padre Marcos, quando apenas um, do total de onze, não é de próstata, ou mama ou colo do útero. Então é fundamental estes exames, pois quando estes cânceres são diagnosticados no começo, você passa um ano ou dois em tratamento, mas as chances de cura são altíssimas”, afirmou o prefeito.

Valdinar destacou ainda a assistência administrativa aos doentes do município, sobretudo que necessitam de tratamento em Teresina. A gestão disponibiliza veículos (carro ou ambulância) para transporte até a capital, hospedagem local e demais apoios aos munícipes.

A expansão do atendimento de saúde em Padre Marcos tem passado por crescimento constante. O prefeito espera ainda, em breve, concluir a UBS de Caraíbas, a qual já tem garantido mais uma ambulância e os equipamentos. Segundo Valdinar, a busca agora é pelos recursos para os profissionais que atenderão na UBS, prevista para funcionar daqui cerca de 6 meses.

No evento desta tarde, o fisioterapeuta Darlan Sousa, palestrou relatando historicamente a campanha da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, detalhando a origem, o início no Brasil, os objetivos e formas de chamar atenção para prevenção destas doenças. Darlan destacou ainda os tipos de exames para prevenção e diagnóstico de cada câncer específico abordado na campanha, esclarecendo a necessidade de realização dos mesmos e detalhando a sequência de realização, segundo as necessidades, de cada um que complementa o outro.

O profissional parabenizou ainda a gestão, afirmando que em proporções, esta realização em Padre Marcos será um momento lembrando por muitos anos como uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer no município.

“A importância dessa campanha é a mobilização da sociedade em geral e das equipes de saúde para realização de exames de triagem, oferecidos a vocês hoje. Esses exames de rastreamento são necessários, independente de qualquer sinal ou sintoma de qualquer doença, sendo esta a forma de diagnosticar precocemente, aumentando a chance de cura para até 95%”, explicou.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia; o vereador Irmão Adão; o suplente de vereador, Assis; e toda equipe de saúde do povoado Riacho do Padre.

A campanha segue neste sábado (9), no Centro Municipal de Saúde, onde serão atendidos os munícipes da sede de Padre Marcos e demais localidades.

               

Fonte: Piauí em Foco