contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

BEC celebra entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial

3º BEC comemorou os 70 anos do “Batismo de Fogo” da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial

| sábado, 20 setembro , 2014

O 3º Batalhão de Engenharia de Construção, comemorou durante toda a semana de 15 a 19 de setembro, os 70 anos da participação dos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira, no Teatro de Operações, na Itália, por ocasião da 2ª Guerra Mundial.fex8989

A programação incluiu atividades religiosas, palestras para escolas públicas de Picos e para o público interno, relembrando as conquistas da FEB naquele conflito, além da exibição, no Clube dos Oficiais, de filmes e documentários sobre o tema.

No dia 16, terça-feira, às 19h00, ocorrreu, na Câmara de Vereadores de Picos, uma Sessão Solene em alusão ao fato histórico, com a presença de vereadores e muitos militares no plenário que, atenciosos, ouviram os pronunciamentos do Presidente da Casa, vereador Hugo Vítor Sanders e do Coronel Ivan Carlos Soares de Oliveira, Comandante do 3º BEC. Na mesma ocasião, o Capitão João Lima fez uma leitura destacando a saga dos pracinhas da FEB, que conquistaram importantes vitórias em território italiano, sendo as mais importantes, as tomadas de Monte Castelo e de Montese, ocorridas em fevereiro e abril de 1945, respectivamente.

Na noite do dia 18, quarta-feira, às 19h00, na praça Josino Ferreira, no centro da cidade, a Banda de Música do Batalhão, presenteou a comunidade local e os militares da Unidade com uma belíssima apresentação musical.

II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, foi o conflito mais sangrento de todos os tempos. O Brasil declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) em 1942, depois que vários navios mercantes brasileiros foram atacados. Somente naquele ano, 19 embarcações foram alvejadas pelos alemães.