contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Atletas do Ciclismo agitaram o Sul do Estado no Picos Pro Race

A prova teve duração máxima de 5 horas. Os primeiros cruzaram a linha de chegada com uma média de 3 horas de prova.

| quarta-feira, 9 outubro , 2013

O 1º. Picos Pro Race escreve seu nome na história dos grandes eventos esportivos realizados no Piauí. 173 atletas, dentre muitos de nível nacional, participaram da prova que valeu pela 8ª. Etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike. A proposta inicial do evento era despertar a região centro-sul do Piauí para o esporte de corrida de bicicleta, objetivo que foi totalmente extrapolado. O Picos Pro Race propiciou aos competidores e amantes do esporte uma aventura desafiadora, em um cenário completamente cinza, por conta da seca na região, porém belo e inesquecível para os atletas.

De acordo com o Presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, George Alburquerque, a prova reuniu elementos interessantes satisfazendo os anseios dos atletas e da própria FCICLOPI: “Um evento nota dez. A organização foi perfeita e o nível da prova excelente, com trilhas mistas onde as variações entre trechos rápidos e técnicos se alternavam em terrenos com piçarra, cascalho, passagem de rio e muita areia. Estamos felizes pelo sucesso que foi esse evento superando, no número de participantes, as etapas já realizadas”, frisou George.

Ainda no sábado (05) os atletas vindos dos Estados do Maranhão, Ceará e Pernambuco juntaram-se aos do Piauí para o breafing realizado em Picos. Na oportunidade Taíse Costa, nutricionista, falou aos participantes sobre os cuidados com a alimentação e a hidratação, antes, durante e depois da prova, por conta da alta temperatura na região: “É importante que cada atleta tenha uma reserva de carboidratos e proteínas para poder ter um bom desempenho na prova. Água também é fundamental, porém na medida durante o percurso”, ressaltou a nutricionista.

A largada ocorreu no domingo (06) às 7 horas da manhã para os atletas das categorias Elite, Júnior, Master A1, Master A2, Master B1, Master B2, Feminino, Over 50 e Sub 30. Estes partiram do centro da cidade de Picos. Já os atletas da categoria Turismo largaram do município de Bocaína, às 7h30 da manhã, para um percurso de apenas 27km. Os demais trilharam um pouco mais de 55km. Para a atleta tetra campeã do Piocerá-Cerapió, Renata Rodrigues, provas como essa são desafiadoras: “ Viemos do Pernambuco, eu e mais 24 atletas na certeza de que vamos encontrar aqui uma prova difícil, técnica e que vai exigir muito de cada um, mas estamos preparados. Minha experiência não me dá uma condição de conforto, pelo contrário, vou para a trilha sabendo que muito atleta bom está aqui para dar o melhor, assim como eu. E espero ir ao pódio”, disse Renata. A atleta também frisou que o Picos Pro Race serve de treino mais puxado para grandes provas nacionais como o Cerapíó.

A prova teve duração máxima de 5 horas. Os primeiros cruzaram a linha de chegada com uma média de 3 horas de prova. Para os organizadores essa edição foi especial: “Estamos felizes pelo resultado final de tudo. Tivemos uma prova tranquila, sem acidentes, com grandes apoios como o do 3º. BEC e tantos outros a quem agradecemos. Nossa meta era colocar Picos na rota de grandes eventos esportivos e conseguimos. E que venha o Picos Pro Race 2014”, disse Daniel Freitas, Coordenador Geral da Prova.