contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Atividades marcam o Dia Mundial Sem Tabaco em Picos

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o planeta. De cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes

| quarta-feira, 4 junho , 2014

Foto: Marcos Valério

Foto: Marcos Valério

O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi lembrado, nesta semana, com uma programação especial, promovida pela Coordenação Municipal do Programa de Tratamento do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Encerrando as atividades que tiveram inicio no dia 28, a Coordenação Municipal do Tabagismo realizou no ultimo sábado, (31), uma manha de atividades na Unidade Básica de Saúde do bairro Aerolandia, onde cerca de 50 pessoas participaram do evento.

A manhã foi marcada por palestras, atividades físicas, distribuição de panfletos e café da manhã. O objetivo foi orientar e esclarecer ao público alvo sobre os danos causados pelo cigarro à saúde, qualidade de vida das pessoas, tanto de quem fuma quanto de quem convive com um fumante e ao meio ambiente.

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o planeta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabaco reduz entre sete e dez anos a expectativa de vida do fumante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. No Município, os dependentes do tabagismo podem procurar assistência nas 30 unidades básicas de Saúde do município.