contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Assentamento recebe kits de irrigação em Campo Grande

O equipamento, que vai beneficiar 30 famílias que vivem no Assentamento, foi adquirido pela Codevasf com emenda do deputado Assis Carvalho

| sábado, 11 janeiro , 2014

Famílias do Assentamento Chapada do Aroeira, em Campo Grande, localizado a mais de 300 km de Teresina, receberam nesta semana, 10 kits de irrigação. O equipamento, que vai beneficiar 30 famílias que vivem no Assentamento, foi adquirido pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) com recursos de emenda do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI).

A emenda destinada pelo deputado Assis no valor de R$ 643.445,90 foi suficiente para compra de 1.210 kits, sendo 646 pela Codevasf para 36 municípios; e 564 kits através das prefeituras de Teresina, Colônia e Floriano.

ass5

Estiveram presentes na entrega o presidente do Assentamento Chapada do Aroeira, Severino Luiz de França Lulinha; e representantes de outros assentamentos, como Maria Mercês da Silva – do Km 80 -, Raimundo Farias – do Assentamento Serra do Croar – e Francisco do Nascimento, de Assentamento em Geminiano.

Também participaram o vice-prefeito de Campo Grande, Gilson Oliveira; os vereadores Edmilson Júnior (de Campo Grande), Garleno e Siriá (de Francisco Santos); o presidente da Câmara de Monsenhor Hipólito, vereador José João Hipólito.

Para o deputado Assis, “os kits de irrigação ajudam a fortalecer a agricultura familiar e dar mais qualidade de vida às famílias que vivem na zona rural, pois a canalização da água permite trabalhar uma pequena área, sem grande preocupação com a seca”.

Kits de Irrigação

Os Kits são um sistema de irrigação que visa aumentar a produtividade e a qualidade da lavoura, em áreas de cultivo de até 500m². Baseado em pressurização por gravidade, utiliza nas propriedades familiares, a mesma tecnologia de irrigação por gotejamento existente nas grandes lavouras. Pode ser ligado a qualquer fonte, poço, açude, tanque de água para funcionamento e não necessita de bomba ou sistema elétrico para funcionar.

Mais kits

No ano de 2013, mais de 2.800 famílias de agricultores familiares foram beneficiadas com kits de irrigação por meio de emenda do deputado Assis Carvalho. Foram 1.210 em dezembro. Em abril, já havia sido entregues 395 kits para 1.600 agricultores familiares, assentados, participantes de projetos coordenados pelo CEFAS, Kolping, Escolas Família Agrícola. Boa parte dos kits foi destinada a associações, o que ampliou o número de famílias beneficiadas. Os agricultores e associações receberam os kits através da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC).